ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Com clientes sem limite no cartão, empresas voltam ao crediário

Em abril, número de endividados em Campo Grande ficou em 61,8%

Karine Alencar | 04/05/2022 15:47
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O número de pessoas endividadas em Campo Grande ficou na margem de 61,8%, no mês de abril, conforme pesquisa divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Com isso, a falta de limite no cartão de crédito tem dificultado as compras e os comerciantes estão precisando voltar para o crediário a fim de dar condições aos clientes.

 Segundo o presidente da CDL- CG, (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, o cenário é preocupante para os lojistas, tendo em vista que o consumidor acaba perdendo o poder de compra com alto índice de comprometimento.

"Hoje nossa grande preocupação no comércio é o endividamento da população e também o limite de crédito do cartão. Está acontecendo um novo fenômeno no varejo, por conta da quantidade de pessoas com a utilização do cartão e do seu limite, as pessoas estão retornando ao crediário. Nós temos percebido essa questão ai muito forte com base no banco de dados do SPC Brasil", relata.

Luana Carneiro, gerente da loja de calçados Passaletti, localizada na região central da cidade, conta que durante as vendas para os presentes de dia das mães, o pedido por condições especiais no pagamento aumentou expressivamente.

"As pessoas estão buscando muito pelo crédito e algumas estão conseguindo ter uma linha de confiança um pouco maior por causa da antecipação do 13º salário. A abertura por crédito na loja aumentou bastante, quem tem disponibilidade e nome consegue rápido", revela Luana.

Facilitar parcelas em até 12x sem juros no cartão de crédito também deixou de ser o método mais viável para atrair a clientela na Probel, loja de colchões e decorados de Campo Grande. Agora, a rede passou a oferecer crediário e oportunidades de compras até no cheque, segundo a gerente geral Andreia Peres de 47 anos.

"Se esse cliente não tem limite no cartão ele não tem como comprar, seria uma venda perdida para a gente. O crediário é justamente para essa pessoa que não tem limite e quer fazer a compra. Por vezes o banco não concede uma margem maior, mas as vezes ele tem outros meios de ganho e pode pagar", defende.

Ainda de acordo com a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), a Capital registrou 196.954 famílias endividadas em abril, seja com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros. Desse total, 29,9% têm contas em atraso e 12,8% não terão condições de pagar as dívidas.

Nos siga no Google Notícias