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Economia

Com Dia das Mães chegando, veja como fugir de golpe durante as compras

Associação Brasileira de Bancos lançou campanha Tem Cara de Golpe com orientações

Por Cassia Modena | 06/05/2025 08:55
Com Dia das Mães chegando, veja como fugir de golpe durante as compras
Pacote de compra online que chegou: em alguns casos, ela podem nem chegar (Foto: Pexels/Banco de imagem gratuitas)

Comemorado neste domingo (11), o Dia das Mães é uma das datas que mais movimenta o comércio no País, inclusive nas lojas online. A alta no volume de vendas acaba atraindo mais golpistas, o que levou a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) a lançar a campanha Tem Cara de Golpe para orientar consumidores contra fraudes.

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Com a proximidade do Dia das Mães, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançou a campanha "Tem Cara de Golpe" para alertar consumidores sobre fraudes nas compras. A principal recomendação é ativar mecanismos de segurança em dispositivos e não compartilhar dados pessoais.Entre os golpes mais comuns estão a entrega de brindes com maquininhas manipuladas, sites falsos de vendas com grandes descontos e falsas centrais de atendimento que solicitam dados bancários. Em caso de fraude, a orientação é notificar imediatamente o banco ou operadora do cartão pelos canais oficiais.

A principal dica da associação é ativar mecanismos de segurança em computadores ou celulares em que farão a compra. Exemplos são a autenticação em duas etapas, a proteção de aplicativos bancários e o bloqueio remoto.

Outra orientação é não compartilhar senhas ou dados pessoais em ligações ou mensagens de texto de origem duvidosa. Se caiu num golpe, a associação pede para o consumidor notificar imediatamente o banco ou a operadora de cartão pelos canais oficiais.

Um boletim de ocorrência também pode ser registrado. A operadora de telefonia é outra que precisa ser comunicada em caso de celular roubado, perdido ou furtado. Também deve-se bloquear o dispositivo para evitar o uso indevido de aplicativos financeiros.

“Golpistas exploram os momentos em que estamos mais vulneráveis, e o Dia das Mães, com toda a sua carga emocional, é um deles. Um presente inesperado ou uma mensagem fora do comum pode ser o início de uma fraude. Basta um clique”, alerta Leandro Vilain, CEO da ABBC.

Veja quais são os golpes mais comuns, segundo a Associação Brasileira de Bancos:

Entrega de brindes ou presentes com maquininha manipulada
Golpistas se passam por representantes de lojas de roupas, perfumarias ou supermercados, e avisam que a pessoa ganhou um presente ou brinde especial de Dia das Mães.

Para finalizar a entrega, exigem uma taxa que só poderá ser paga com cartão de crédito ou débito. Apresentam uma maquininha de cartão com o visor quebrado ou pouco visível, levando a vítima a pagar um valor maior do que o informado.

Outra variação desse mesmo golpe consiste em pedir uma foto da vítima para comprovar o recebimento do brinde. Os criminosos podem usar essa imagem para tentar acessar contas bancárias, realizar transações financeiras ou, ainda, abrir contas fraudulentas em nome da pessoa.

Golpe do falso pedido online
Com a popularização das compras online, golpes envolvendo falsos sites de vendas aumentam significativamente durante o período do Dia das Mães.

Os criminosos criam sites falsos ou clonam páginas de lojas conhecidas, oferecendo grandes descontos para atrair consumidores. Após o pagamento, o produto não é entregue e os dados da vítima e do cartão bancário podem ser utilizados em transações fraudulentas.

Para não cair, o consumidor precisa verificar se há certificados de segurança no site e preferir comprar em lojas reconhecidas, digitando o endereço da página oficial diretamente no navegador.

Antes de pagar um boleto, é essencial conferir todos os dados de quem irá receber o pagamento.

Golpe da falsa central de atendimento
Criminosos entram em contato com consumidores se passando por funcionários de instituições financeiras ou operadoras de cartão de crédito. Dizem que houve uma tentativa de compra suspeita e pedem a confirmação de dados bancários.

Ao conseguir essas informações, os golpistas podem acessar contas, realizar transferências ou fazer compras com os dados dos cartões.

Os bancos não solicitam senhas, dados do cartão de crédito ou códigos de segurança por telefone, alerta a ABBC, nem por mensagem, nem por ligação.

Mensagens como “resgate agora os pontos do seu cartão de crédito”, “acesse este link e confira uma promoção imperdível que preparamos para você” ou “compra aprovada no seu cartão de crédito, clique aqui para cancelar”, devem ser ignoradas. Os links levam para uma página clonada da loja ou banco, que podem roubar dados pessoais e bancários.

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