ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com lojas fechando, Prefeitura cria programa "Atenção ao Centro"

O objetivo é fomentar ações integradas para voltar a movimentar a região comercial

Por Izabela Cavalcanti | 04/07/2025 10:54
Com lojas fechando, Prefeitura cria programa "Atenção ao Centro"
Reunião da Semades com empresários para tratar sobre o Centro (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A Prefeitura de Campo Grande criou o Programa “Atenção ao Centro”, com o objetivo de fomentar ações integradas para voltar a movimentar a região, que por muitos anos, foi o principal ponto de vendas da cidade. A realidade atual é de esvaziamento, placas de “aluga-se”, vitrines cobertas por papel e sensação de abandono.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Prefeitura de Campo Grande lança programa para revitalizar o Centro da cidade. O programa “Atenção ao Centro” visa fomentar ações integradas para reverter o esvaziamento da região, que sofre com fechamento de lojas e sensação de abandono. A iniciativa prevê parcerias entre instituições públicas, entidades de classe e comerciantes. O objetivo é transformar o Centro em um espaço atrativo e dinâmico, impulsionando o comércio local e criando atrativos culturais. Ações conjuntas para melhorar a segurança pública, estacionamento e questões sociais, como a população em situação de rua, também estão em pauta. Dados da CDL apontam que mais de 2.600 empresas fecharam no quadrilátero central nos últimos sete anos.

A Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável) se reuniu, nesta semana, com instituições públicas, entidades do setor, Sistema S, universidades e comerciantes para discutir ações conjuntas dentro do programa.

A proposta é consolidar uma agenda permanente de parcerias estratégicas voltadas à valorização da região central como espaço vivo e integrado à população. O titular da Semades, Ademar Silva Junior, destacou a importância em dialogar e propor ações voltadas ao Centro.

“Temos um compromisso em transformar essa região em um espaço atrativo, dinâmico e acolhedor, que dialogue com a modernidade. Através do Programa Atenção ao Centro, estaremos desenvolvendo uma série de ações integradas para fomentar a circulação de pessoas, impulsionar o comércio local e criar atrativos culturais e econômicos. Nosso foco é devolver ao Centro o protagonismo, tornando-o novamente um ponto de encontro da população”.

O diretor da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Paulo de Matos Pinheiro, pontuou problemas que precisam ser solucionados.

“O objetivo é identificar e corrigir problemas como segurança pública, estacionamento, moradores de rua, entre outros. Sabemos que não é fácil mobilizar, mas com mudança de atitudes conseguimos o apoio das pessoas. Essa ação é vista como o início de um projeto com potencial para trazer resultados positivos através da colaboração de todos os envolvidos”, disse.

Levantamento mais recente da CDL Campo Grande mostra que em 7 anos, 2.613 empresas foram fechadas no quadrilátero central formado pelas ruas Rui Barbosa, Calógeras, 26 de Agosto e Avenida Mato Grosso.

Entre 2018 e 2025, o número de empresas ativas no quadrilátero caiu de 3.439 para 826, redução de 75,9%. No segmento de comércio eram 1.971 e caiu para 394; e no segmento de serviços, de 1.439 para 432.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias