ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Com menos burocracia, emissão de alvarás de construção cresce até 360%

Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana afirma que adoção de novas práticas resultou na aceleração de trâmites quanto a documentação; titular faz balanço das ações em 2017

Humberto Marques | 04/01/2018 18:32
Semadur funciona na Central de Atendimento ao Cidadão; menos burocracia acelerou emissão de documentos. (Foto: Divulgação)
Semadur funciona na Central de Atendimento ao Cidadão; menos burocracia acelerou emissão de documentos. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande afirma que, com a adoção de novas práticas e redução da burocracia, aumentou em quase 360% o número de alvarás de construção emitidos na CAC (Central de Atendimento ao Cidadão). Em um único mês do ano passado, foram expedidos 819 documentos –quando a média mensal é de 248.

O aumento de exatos 359,2%, segundo a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), é resultado de políticas focadas no atendimento “ágil, eficiente e desburocratizada”. Na área imobiliária, anunciou-se melhorias na organização e revisão de dados cadastrais, reativando-se verificações digitais e permitindo alterações na taxa de coleta e transporte de resíduos da construção civil.

“Com a participação da população, temos avançado na simplificação de trâmites e emissão de documentos importantes nos aspectos urbanísticos e ambientais da cidade”, declarou José Marcos da Fonseca, titular da Semadur.

Cidade Inteligente – O secretário destacou que o decreto 13.257/2017 permitiu a implementação do Aprove Fácil e do Habite-se Legal, integrantes do Programa Morena Legal –permitindo procedimentos para análise, eficiência e agilidade na tramitação de processos. Os dispositivos abrangem até 85% dos processos que são entrada na Semadur, sendo resultado de discussões com entidades e autarquias federais das áreas de Arquitetura e Engenharia.

“Buscamos o conceito de Cidade Inteligente e Sustentável, de forma que modernizando nossas ferramentas tecnológicas, avançaremos estrategicamente no oferecimento de serviços e informações, que resultarão em um melhor planejamento municipal, justiça social e fiscal. E para 2018, continuaremos a intensificar estudos internos para a implementação de ações que resultem em agilidade para a população, onde não será mais necessário aguardar tanto tempo para a emissão de documentos e a tramitação de processos”, pontuou o secretário.

Resíduos – O secretário pontuou, ainda, que providenciou-se a regulamentação do sistema de gestão sustentável de resíduos da construção civil e volumosos. Também foi impleementado o plano integrado para gerenciamento de resíduos da construção civil, que abriu espaço para a uma lei que regula a geração, transporte e destinação dos entulhos.

A Semadur também participou da Conferência do Plano de Coleta Seletiva, realizada junto da sociedade civil e que resultará em plano específico a ser aplicado pela prefeitura. E entregou o projeto do PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental) ao prefeito Marquinhos Trad (PSD), revistado quanto ao planejamento e ordenamento territorial da Capital priorizando conceitos ambientais e urbanos para o desenvolvimento sustentável.

Visando a recompor os espaços vazios e proporcionar melhoria na qualidade de vida dos campo-grandenses, a pasta retomou o Programa Via Verde, de arborização dos parques municipais. Em 2017, realizou o plantio de 12.540 árvores e distribuiu 10.919 mudas. E para preservar as árvores dos canteiros centrais das avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, realizou o manejo da arborização, incluindo tratamentos fitossanitários e dendrocirurgia.

Nos siga no Google Notícias