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Economia

Consumo em alta explica novos investimentos no comércio da Capital

Marta Ferreira | 04/05/2011 11:55

Campo-grandenses devem gastar, só este ano, mais de R$ 12 bilhões

No shopping Norte Sul Plaza, obras aceleradas para inauguração no dia 25. (Fotos: João Garrigó)
No shopping Norte Sul Plaza, obras aceleradas para inauguração no dia 25. (Fotos: João Garrigó)

Em 2011, os campo-grandenses devem consumir mais de R$ 12,8 bilhões, o equivalente a 41% do montante previsto para Mato Grosso do Sul, de R$ 30,8 bilhões. As cifras foram estimadas por uma pesquisa que coloca Campo Grande entre as cidades consideradas vedetes no crescimento do potencial de compra dos consumidores no País. Essa posição explica a implantação de novos shoppings e a chegada de redes de lojas e restaurantes antes vistas apenas nas grandes capitais.

O estudo, realizado pela IPC Marketing e editoria, divulgado esta semana, traz Campo Grande na 18ª posição no ranking nacional de potencial de consumo. Isso indica que a cidade subiu duas posições em relação à classificação do ano passado. Mato Grosso do Sul se mantém na 17ª posição.

No Centro-Oeste, Campo Grande está atrás apenas da rica Brasília, a terceira no ranking nacional, e de Goiânia, cidade próspera de mais de 1 milhão de habitantes em novo lugar no potencial de consumo no País.

Na Capital de Mato Grosso do Sul, o estudo identifica um crescimento do consumo principalmente na classe B.

Trabalhos ainda estão no início em área que vai se transformar no shopping Bosque dos Ipês, previsto para 2012.
Trabalhos ainda estão no início em área que vai se transformar no shopping Bosque dos Ipês, previsto para 2012.

Festa no interior- Os dados, conforme a análise, revelam que está havendo uma interiorização do consumo no País, demonstrada no fato de que as 50 maiores cidades do País, que no ano passado representavam 45,8% de todas as compras realizadas, em 2011 devem fechar o ano com participação menor, de 43,9%.

Em Campo Grande, esse movimento está nítido nos empreendimentos de novos shoppings e franquias de redes nacionais, acompanhada da expansão do primeiro centro comercial, o Shopping Campo Grande.

Transformado em canteiro de obras desde o final de fevereiro, o estabelecimento inaugurado no fim da década 80 terá o número de lojas ampliado para 220 e mais 300 vagas no estacionamento.

Com a mudanças previstas, o Campo Grande se prepara para enfrentar a concorrência de novos shoppings.

O Norte Sul Plaza tem inauguração marcada para o dia 25 deste mês, na Avenida Ernesto Geisel. O Bosque dos Ipês, do grupo Jereissati, que antes seria da rede Iguatemi, está em obras, na saída na saída para Cuiabá.

O investimento previsto é de R$ 200 milhões, em 114,5 mil metros, 58 mil deles de área construída. O empreendimento deve gerar 3 mil empregos.

O centro de Campo Grande também tem novidades no comércio. Depois do Pátio Central, com saída para a Marechal Rondon e a Dom Aquino, estão sendo implantados mais dois centros comerciais do segmento popular.

Um fica na Dom Aquino e o outro na 26 de agosto.

Área no centro vai receber shopping de lojas populares.
Área no centro vai receber shopping de lojas populares.

Novas opções-Esse movimento de expansão do comércio traz para a cidade marcas que antes eram vistas somente em cidades de maior porte.

A expansão do Shopping Campo Grande tem como destaques a vinda da rede Gendai de comida japonesa, das lojas Centauro, conhecida dos esportistas, da grife de moda praia Salinas e da doceria Amor aos Pedaços. Foi cogitada também a abertura de uma franquia da Tok Stok, de decoração e móveis, mas não houve confirmação.

Este segmento é o responsável por uma das principais novidades do Shopping Norte Sul Plaza, a rede Etna, que abrirá sua primeira loja em Mato Grosso do Sul. O centro comercial também terá uma loja da Centauro e foi escolhido para receber o segundo restaurante da rede de comida árabe Habibs, que se instalou em Campo Grande no fim do ano passado e, nos primeiros dias, chegou a provocar congestionamento na avenida Afonso Pena.

No Bosque dos Ipês, já foi confirmada mais uma loja da rede norte americana de supermercados Wal Mart, que chegou a Campo Grande em 2008, provocando frisson entre consumidores. Outra presença confirmada é a rede de restaurantes nordestina Coco Bambu. Há também negociações para a instalação de uma unidade da rede de restaurantes Outback.

Uma festa de lançamento do shopping do grupo Jeiressati marcada para amanhã deve trazer à tona novas marcas que estarão no estabelecimento.

Mais cinemas Os novos investimentos voltados ao comércio vão trazer, ainda, opções para uma das áreas que gera mais reclamações dos moradores da cidade, as poucas alternativas para ir ao cinema.

Hoje só existe o Cine Campo Grande, combalido com a concorrência do Cinemark, que, por sua vez, vive lotado.

Duas novas redes estão previstas para se instalar na cidade. A Cinépolis foi a escolhida pelo Norte Sul Plaza. No Bosque dos Ipês, a rede anunciada é a UCI, uma das gigantes do setor no mundo.

Só que o público vai ter de esperar um pouco para ter essas opções de escolha. A Cinepólis não tem prazo para começar a funcionar e a inauguração do Bosque dos Ipês está prevista para o fim de 2012.

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