ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Com reajustes definidos até 2015, servidores esperam fim das distorções

Lidiane Kober e Aline dos Santos | 24/03/2014 16:14

Com reajustes definidos até 2015, as principais categorias dos servidores estaduais esperaram para este ano o início do processo para dar fim às distorções salariais, que variam de 20% a 260% em alguns setores do governo.

“Tem gente, que desempenha a mesma função, mas recebe até 260% a menos que colegas de sala”, contou o presidente da Fersep (Federação dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais de Mato Grosso do Sul), Rudney Vera de Carvalho.

O nível de distorção, segundo ele, é observado, por exemplo, entre os 25 mil funcionários do setor administrativo. “Há muito tempo, eles reivindicam a correção”, comentou.

Neste ano, Carvalho disse que há expectativa de o governador André Puccinelli (PMDB) mandar à Assembleia Legislativa projeto para começar a dar igualdade às categorias. “Temos consciência que tudo de uma vez não será possível, porque estouraria a folha”, ponderou.

Em maio, os administrativos terão reajuste de 8% e mais 10%, a partir de dezembro referente ao percentual de 2015, que será antecipado. O percentual foi definido no ano passado.

Policiais - Os policiais civis são outros que reivindicam equiparação salarial. “Um agente recebe 27% do salário de um delegado, o abismo salarial é muito grande”, avaliou o presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), Alexandre Barbosa.

A categoria também adiantou as negociações salariais e definiu para este ano aumento de 9% em maio e mais 11%, a partir de dezembro. Nem por isso, os policiais descartam mobilização em ano eleitoral.

“Nossa briga é por melhores condições de trabalho e para sanar a defasagem de 1,1 mil policiais no Estado”, disse Barbosa. Neste sentido, a categoria pede para chamar de imediato mais 500 aprovados no último concurso público.

Os policiais militares e bombeiros também estão com o reajuste salarial definido. Segundo o presidente do Sindicato dos Cabos e Soldados Edmar Soares, em maio está previsto aumento de 9,9% e, em dezembro, de 17,9%. Dessa forma, até o final do ano, a remuneração passará de R$ 2.354,00 para R$ 3.055,00.

Nos siga no Google Notícias