ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Com sucesso do Pix, transferências por DOC e TEC acabam nesta quinta

Decisão pela exclusão dos modelos de pagamentos tem relação com a preferência dos clientes pelo Pix

Por Jhefferson Gamarra | 29/02/2024 14:22
Cliente utilizando aplicativo de banco (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Cliente utilizando aplicativo de banco (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A era das transferências bancárias via DOC e TEC chegou ao fim. Nesta quinta-feira (29), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) oficializou o encerramento definitivo desses tradicionais meios de pagamento, que estiveram presentes no cenário financeiro por décadas.

Até o último dia 15 de janeiro, os bancos ainda tinham permissão para oferecer o serviço, permitindo agendamentos de transferências até o dia 29. Além do DOC (Documento de Ordem de Crédito), as instituições também cortaram a TEC (Transferência Especial de Crédito), operação destinada exclusivamente a empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

O valor máximo permitido para transações via DOC ou TEC era de R$ 4.999,99. Importante ressaltar que as operações de TED (Transferência Eletrônica Direta) não foram afetadas por essa mudança.

O DOC, criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, realizava as transferências um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco. Já a TEC garantia a efetivação até o final do dia em que a ordem era dada.

A Febraban justificou a decisão, apontando a diminuição gradual do uso desses métodos nos últimos anos, especialmente após o lançamento do PIX em novembro de 2020.

“Tanto a TEC quanto o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, observou Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Conforme levantamento da instituição, o DOC não figurou entre os cinco principais meios de pagamento em 2023. O PIX liderou a preferência, seguido pelo cartão de crédito e débito. O ranking completo inclui boleto, TED, cheque, e, por último, o já extinto DOC.

Ranking de modelos mais utilizados:

  1. PIX
  2. Cartão de crédito
  3. Cartão de débito
  4. Boleto
  5. TED (Transferência Eletrônica Direta)
  6. Cheque
  7. DOC (Documento de Ordem de Crédito)

Nos siga no Google Notícias