ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Comissão irá tentar “regionalizar” vinda de indústrias para MS

Leonardo Rocha | 15/01/2014 11:29
Governo e Assomasul vão criar comissão para regionalizar vinda de empresas (Foto: Chico Ribeiro - Assomasul)
Governo e Assomasul vão criar comissão para regionalizar vinda de empresas (Foto: Chico Ribeiro - Assomasul)

O governo estadual, através da Sefaz (Secretaria de Fazenda), irá montar comissão junto com a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) para tentar “regionalizar” a vinda de indústrias para Mato Grosso do Sul, atendendo assim todas as regiões do Estado.

Esta comissão irá estudar a legislação tributária e ampliar a lei de incentivos para “descentralizar” a vinda de empresas, que pela localização preferem os municípios que fazem fronteira com São Paulo.

O foco é atender as cidades que são consideradas “menos interessantes” aos investidores, por sua produção ou posição geográfica.

“A ideia é criar condições para que municípios fora da fronteira com São Paulo também se desenvolvam, principalmente na região norte e central do Estado”, explicou o advogado da Assomasul e especialista em Direito tributário, Ary Raghianti.

De acordo com ele, esta proposta foi bem aceita pelo governador André Puccinelli (PMDB), em reunião que aconteceu no final do ano passado, com a participação de vários prefeitos.

“Esta comissão poderá debater esta ideia e criar alternativa para que esta regionalização seja possível na prática”, explicou.

Os trabalhos poderão começar a partir do dia 20 de janeiro, após o retorno de férias de alguns técnicos e representantes que irão participar das discussões.

Discordância - Em relação ao não repasse de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) decorrente dos incentivos fiscais, o governo estadual e a Assomasul não entraram em um acordo.

O executivo acredita que o repasse dos 25% para os municípios, em relação ao ICMS, deve ser calculado sobre o valor arrecadado. Já a entidade defende que este percentual (25%) deve ser separado, antes de se conceder os incentivos fiscais, ou seja, que o governo conceda apenas 75% de incentivo, já que o restante já é de direito dos municípios.

“Temos visão diferente sobre este repasse, a Assomasul está se baseando em decisões que já foram proferidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mas ainda iremos discutir e tentar uma solução, antes de entrar na justiça”, afirmou Raghianti.

A Assomasul defende a tese que os municípios que não recebem empresas, perdem duas vezes na arrecadação, pois não são beneficiados com receita e empregos e ainda perdem recursos do ICMS com a concessão de incentivos.

Já o governo estadual argumenta que com a vinda de empresas, aumenta-se a arrecadação do Estado e consequentemente favorece os municípios, além de defender que sem estes “incentivos”, Mato Grosso do Sul não conseguiria atrair indústrias e investimentos.

“Não somos contra os incentivos, porém gostaríamos de uma discussão melhor, quem sabe com a política mais favorável a regiões mais afastadas, atraindo empresas para outros locais e assim os municípios abririam mão destes valores”, ponderou o advogado da Assomasul.

Nos siga no Google Notícias