ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Comissão vai aprofundar estudo para criação de cooperativa da carne

Por Priscilla Peres | 13/08/2017 13:27

Produtores rurais da região norte de Mato Grosso do Sul formaram ontem (12), um Grupo de Trabalho para agilizar a criação da cooperativa de carne bovina. Esse é mais um passo no processo iniciado este ano e que pretende culminar na Beef Norte MS, que vai produzir, abater e negociar carne de qualidade.

Antônio Silvério, diretor secretário do Sindicato Rural de Camapuã foi nomeado presidente do Grupo, durante a reunião que aconteceu no fim de semana em Costa Rica. Ele ficará responsável por coordenar os estudos necessários em relação a cooperativa.

Entre as estratégias definidas na reunião, está o estreitamento com a cooperativa Aurora, que atua em São Gabriel do Oeste. Além de uma visita a uma cooperativa paranaense. “Só para a produção de hambúrguer a cooperativa Aurora tem a demanda de 10 mil unidades de dianteiro, por mês”, justifica o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Júlio Bortolini, ao sugerir a aproximação.

O diretor do Sindicato Rural de Figueirão e prefeito do município, Rogério Rosalin, guiou a pauta referente as cooperativas, cobrando ações efetivas pelos pecuaristas. “Há muita conversação e poucas ações concretas. Precisamos nos unir para conseguirmos um estudo de viabilidade adaptado para a região Norte, que leve em consideração a qualidade e o volume da produção local”, destaca.

“Estamos no momento de agregar conhecimento para tomar decisões. Temos o registro de empresários a fim de investir e pecuaristas com produção acima da média para formar uma cooperativa de sucesso, ou, em outro caso, nos tornarmos o braço de uma cooperativa já existente”, relata o presidente nomeado Antônio Silvério.

Participaram da reunião representantes do Sindicato Rural de Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Alcinópolis, Costa Rica, Camapuã, Figueirão e Chapadão do Sul.