ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Comitiva de empresários paraguaios visita usinas na região de dourados

Edmir Conceição* | 15/09/2011 16:10

Empresários estão em Dourados para conhecer usinas de álcool e açúcar. Eles querem levar este tipo de atividade econômica para Yby Yau e buscam a experiência de MS

Paraguaia em visita à Usina São Fernando, acompanhados de Nogueira, Ely e Idenor (Foto: Dênes Azevedo)
Paraguaia em visita à Usina São Fernando, acompanhados de Nogueira, Ely e Idenor (Foto: Dênes Azevedo)

A cidade de Dourados está recebendo nesta quinta-feira uma missão da cidade de Yby Yau, localizada no leste do Paraguai. O grupo formado por oito pessoas, liderado pelo prefeito da cidade, Alcimio Casco Ajala, visitou a usina São Fernando pela manhã, e se reúne com o prefeito Murilo Zauith agora à tarde. Eles também visitaram a usina da Cosan, em Caarapó. A cidade paraguaia fica a 320 km de Dourados.

A missão foi agenda através do secretário de Planejamento de Dourados Antônio Nogueira. Ele, a assessora Ely Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio e o presidente da Câmara de Vereadores Idenor Machado acompanharam os paraguaios nas visitas.

Acompanham o prefeito de Yby Yau os vereadores Élvio Lopes, presidente da Câmara daquela cidade, Osvaldo Santos, que é descendente de brasileiro, Wilson Simonetti, Pascoal Vegas e Vidal Arguelho. Também fazem parte da missão o assessor jurídico da Câmara de Yby Yau Frederico Panderi Cuevas e o agropecuarista Xavier Arguelho.

A missão está em Dourados para conhecer usinas de álcool e açúcar. Eles querem levar este tipo de atividade econômica para Yby Yau e buscam a experiência de Dourados. A região tem as mesmas características de clima e solo de Dourados. O grupo conheceu todo o processo de produção da usina São Fernando, uma das mais modernas do mundo.

Na São Fernando, o grupo foi recebido pelo superintendente Paulo Escobar, pelo gerente de recursos humanos Maurício Polo, pelo gerente do setor agrícola Luiz Fernando Siqueira, pelo coordenador de qualidade Murilo Muniz e pelo supervisor de segurança no trabalho Neil Oliveira.

A São Fernando já é uma das maiores usinas do Estado e quando estiver completamente pronta será uma das maiores do mundo. Está moendo atualmente 4 milhões de toneladas de cana por ano, produção de uma área de 50 mil hectares. Completa, irá moer entre 6 e 7 milhões de toneladas por ano – produção de 70 mil hectares. A usina gera 2.400 empregos diretos, com salário de médio de R$ 1.400.

A usina opera atualmente com apenas uma caldeira, de 102 quilos de pressão, a maior do Estado. Uma outra, também de 102 quilos de pressão, porém de maior capacidade produtiva de vapor, está em fase final de teste. A usina produz 700 mil litros de álcool e 1.300 toneladas de açúcar por dia. O açúcar é exportado pelo porto de Paranaguá e o álcool é retirado para a Taurus e a Petrobrás.

Existem cinco usinas no Brasil que estão no mesmo patamar de tamanho e produção. A São Fernando é uma delas. As outras são a Usina da Barra, em Barra Bonita (SP), Usina São Martinho em Pradópolis (SP), Cosan em Caarapó, LDC em Rio Brilhante, e ETH em Nova Alvorada do Sul.

(*) Com informações da Assecom

Nos siga no Google Notícias