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Economia

Concessão da Rota da Celulose dobra malha rodoviária sob regulação da AGEMS

Leilão bilionário inaugura nova era na malha viária de MS e amplia responsabilidade da Agência de Regulação

Por Ângela Kempfer | 09/05/2025 09:45
Concessão da Rota da Celulose dobra malha rodoviária sob regulação da AGEMS
Diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, governador Riedel, diretora de Transportes e Rodovias, Caroline Tomanquevez e o coordenador da Câmara Técnica de Rodovias da AGEMS, Vinicius Echeverria. (Foto: Divulgação)

Um novo capítulo na história da infraestrutura rodoviária de Mato Grosso do Sul começou nesta quinta-feira (8), com a concessão de cerca de 870 quilômetros de estradas estaduais e federais da chamada Rota da Celulose ao consórcio K&G. O leilão, realizado na Bolsa B3, em São Paulo, garantiu ao grupo o controle de um dos maiores projetos logísticos já firmados pelo Estado, com expectativa de investimentos que ultrapassam os R$ 10 bilhões nos próximos 30 anos.

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A concessão da Rota da Celulose, que abrange cerca de 870 quilômetros de estradas em Mato Grosso do Sul, foi realizada pelo consórcio K&G, com investimentos previstos superiores a R$ 10 bilhões em 30 anos. O leilão, realizado na Bolsa B3, resultou em um desconto de 9% na tarifa de pedágio e um aporte inicial de R$ 217,3 milhões. A AGEMS, responsável pela regulação, terá um papel crucial na fiscalização do contrato, assegurando melhorias na infraestrutura rodoviária. O governador Eduardo Riedel destacou a importância do projeto como modelo para futuras concessões em ferrovias e aeroportos, enquanto a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, enfatizou o impacto positivo na mobilidade e sustentabilidade do Estado.

A nova concessão abrange trechos das rodovias MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267, eixo fundamental para o transporte da produção de celulose, um dos pilares da economia estadual. A proposta vencedora apresentou um desconto de 9% na tarifa de pedágio e aportará R$ 217,3 milhões como garantia inicial de investimentos.

Com o resultado do certame, a AGEMS (Agência Estadual de Regulação) passa a desempenhar papel ainda mais estratégico. Agora, além de ter acompanhado o desenho e viabilidade do projeto, caberá à instituição fiscalizar a execução do contrato e garantir que as promessas de melhoria se traduzam em resultados concretos para a população.

Segundo o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, a atuação da agência entra em uma nova fase. “Estamos diante de uma das concessões mais importantes da história de Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho será assegurar que cada cláusula do contrato seja respeitada e revertida em qualidade de vida, segurança e eficiência logística.”

A malha a ser gerida pelo consórcio mais do que dobra a extensão atualmente sob regulação da AGEMS, composta pelas rodovias MS-306 e o bloco MS-112/BR-158/BR-436.

Obras previstas incluem duplicações, marginais e passagens de fauna. Presente no evento, o governador Eduardo Riedel ressaltou o potencial do modelo adotado, que deve servir de referência para outras frentes de infraestrutura. “Estamos mostrando que temos projetos estruturados, capazes de atrair o setor privado. Essa concessão é só o começo. Ferrovias, aeroportos e outras rotas logísticas virão na sequência.”

O pacote de intervenções anunciado é robusto: 115 km de duplicações, 457 km com acostamento, 245 km de terceiras faixas, 12 km em marginais e 38 km de contornos urbanos, além da construção de dispositivos em nível e desnível, alargamento de pontes, acessos e passagens de fauna.

A diretora de Transportes e Rodovias, Caroline Tomanquevez, acompanhou a cerimônia e destacou o impacto direto na mobilidade. “É um passo decisivo na consolidação de um modelo de concessão que olha para o usuário, para a sustentabilidade e para o futuro logístico do Estado”, afirmou. O coordenador da Câmara Técnica de Rodovias da AGEMS, Vinicius Echeverria, representou a equipe que acompanhará de perto o início da fase contratual e as primeiras ações da nova concessionária.



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