ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Conselho se reúne para avaliar impacto do aumento da energia ao consumidor

Liana Feitosa | 18/02/2015 15:47
Para Rosimeire, caso o consumidor não se prepare para as mudanças, há um grande risco de que as contas não caibam no orçamento. (Foto: Marcos Ermínio)
Para Rosimeire, caso o consumidor não se prepare para as mudanças, há um grande risco de que as contas não caibam no orçamento. (Foto: Marcos Ermínio)

Uma reunião do Concen (Conselho de Consumidores da Enersul) com representantes da concessionária de energia elétrica Enersul está agendada para a tarde desta quinta-feira (19) para discutir os reajustes na tarifação dos serviços que começarão a valer a partir do próximo mês.

"Essa é uma reunião ordinária do conselho em razão de todas as notícias sobre o setor elétrico. Queremos saber da Enersul qual o impacto previsto por ela com esse aumento anunciado ao consumidor", explica Rosimeire Cecília da Costa, presidente do Concen.

Mudanças - Segundo a presidente, o Ministério de Minas e Energia, assim como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), querem homologar ainda em fevereiro pedidos de revisão extraordinária da tarifação para que os novos valores passem a valer a partir do próximo mês, para quem paga o serviço por volta do dia 20 de todo mês.

"Por causa da crise hídrica e de uma série de problemas do setor, temos um descompasso muito grande entre o que é pago na compra de energia e o que é cobrado do consumidor", amplia.

"Por isso, queremos alertar o consumidor para que ele se prepare para os reajustes que virão. Nossa preocupação é que, o quanto antes, a Enersul informe para nós os problemas que ela tem enfrentado para comprar energia e, assim, não sejamos pegos de surpresa", analisa.

Prevenção - Para Rosimeire, caso o consumidor não se prepare para as mudanças, há um grande risco de que as contas não caibam no orçamento. "Queremos fazer de tudo para evitar a inadimplência. Essa é a grande preocupação dos conselhos de consumidores em todo o Brasil, afinal, sabemos da importância do papel da energia na vida de todos", pontua.

Depois da reunião, um quadro mais exato sobre os gastos com compra de energia versus repasse para o consumidor final será delimitado. Com isso, o Concen planeja alertar o consumidor com antecedência para que consuma energia racionalmente desde já. "Não queremos que ninguém se assuste com a conta a partir de março", conclui.

Nos siga no Google Notícias