ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Consumidor se livra das contas para fazer mais dívidas, aponta pesquisa

Edmir Conceição | 28/10/2011 15:45

Caiu o índice de famílias endividadas em Campo Grande, depois da taxa atingir um pico e chegar a praticamente 77%. O índice está em 52,7%, conforme a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

São compromissos como cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, prestações de carro e seguros. "Isso mostra que os consumidores estão se livrando de parcelas, o que é um bom sinal para as vendas de fim de ano”, avalia o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul, Edison Ferreira de Araújo.

Ele lembra que um conjunto de fatores sinaliza para uma perspectiva positiva e passa principalmente pelo bom nível de empregos. Além disso, neste mês de outubro a Receita Federal liberou o maior lote de restituições da história, em Mato Grosso do Sul R$ 26,7 milhões, um dinheiro que pode ter sido usado para quitar compromisso.

A pesquisa da CNC traz outro dado positivo, o índice de famílias que disseram que não terão condições de pagar as contas caiu de 15,3% a 8,2% e das que disseram que estão com contas em atraso passou de 42,9% a 28,4%. Dos entrevistados, 76,4% disseram que têm prestações no cartão de crédito, 21,3% têm carnês para pagar e 8,9% compromisso com o financiamento da casa.

Intenção de Compras – Se por um lado as famílias campo-grandenses estão menos endividadas, de outro a intenção de consumo está maior, de acordo com outra pesquisa da CNC.

Em outubro, a intenção de consumo aumentou 11,2% na Capital sul-mato-grossense, atingindo o maior nível do ano e os componentes que mais pesaram para isso são a satisfação com o emprego atual e o nível de acesso ao crédito.

Além de se sentirem mais seguros nos empregos, a pesquisa mostrou que entre 67,6% dos entrevistados a perspectiva é de melhorias profissionais para os próximos seis meses. Além disso, 65,1% avaliam que a renda está melhor do que no mesmo período do ano passado e 77,1% acham que está mais fácil conseguir crédito. Sobre o atual nível de consumo, 48% das famílias estão comprando mais que em 2010, dizem que estão no mesmo patamar 26,7% e 24,9% afirmam que reduziram as compras.

Nos siga no Google Notícias