ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SÁBADO  30    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Consumo de energia cresce em fevereiro, impulsionado pela indústria

Thais Leitão, da Agência Brasil | 30/03/2012 14:11

Rio de Janeiro - O consumo nacional de energia elétrica cresceu 4,1% em fevereiro, em comparação com fevereiro de 2011, e 3,8% no período de 11 meses. Os dados foram divulgados hoje (30) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A alta do consumo foi puxada pela indústria e pelo comércio, com aumento de 4,5% em cada setor. O consumo residencial cresceu um pouco menos, 2,8%.

De acordo com a análise da EPE, o consumo industrial indica “início de recuperação da indústria” e foi mais expressivo nas regiões Norte (14,9%) e Centro-Oeste (22,8%), “pela produção de novas indústrias recentemente instaladas, que contribuíram para o aquecimento das atividades do setor de extração mineral nos estados de Goiás, Mato Grosso e do Pará”.

O documento ressalta que as previsões da EPE para o crescimento do consumo das indústrias em 2012, de 4,7%, estão “em consonância” com uma retomada gradual da produção nacional do setor industrial ao longo do ano.

Embora também tenha apresentado crescimento de 4,5% em fevereiro, o comércio apresenta ritmo de alta mais lento do que o verificado no ano passado e ainda registra desempenho abaixo da média dos últimos 12 meses (5,7%). Em fevereiro, as regiões Sul e Nordeste sustentaram o resultado e, juntas, contribuíram com cerca de 60% do acréscimo do uso de energia verificado no comércio brasileiro.

No Sul, os destaque foram Santa Catarina, onde o consumo cresceu 12,5% influenciado pela expansão do segmento atacadista; e Rio Grande do Sul (8,4%), refletindo a antecipação da safra por causa do calor e da estiagem, que impactou o consumo comercial.

Já no Nordeste, as elevações mais intensas foram observadas em Pernambuco (10,8%), com aumento das demandas no setor de turismo em função do carnaval, e no Ceará (14,1%), onde houve, segundo a EPE, influência estatística de uma baixa base de comparação, já que, em fevereiro do ano passado, o consumo de energia praticamente não variou.

Em relação ao consumo residencial, com expansão de 2,8%, o documento destaca que o resultado foi influenciado pelo clima, com temperaturas mais baixas que no ano passado, sobretudo no Sudeste, e pelo chamado efeito calendário, já que 2012 tem um dia a mais por ser ano bissexto, “o que atenuou, em parte, o efeito redutor do carnaval”

Nos siga no Google Notícias