ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Contas da prefeitura continuam bloqueadas e salários não são pagos

Edivaldo Bitencourt | 04/02/2014 08:46
Prefeito foi à Câmara ontem e evitou falar do atraso no pagamento dos salários dos funcionários (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito foi à Câmara ontem e evitou falar do atraso no pagamento dos salários dos funcionários (Foto: Marcos Ermínio)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul mantém bloqueadas as contas da Prefeitura de Campo Grande. Em decorrência da medida, os salários de janeiro dos 21,3 mil funcionários públicos municipais não foram pagos hoje (4), como chegou a ser anunciado na sexta-feira.

O bloqueio ocorreu durante as férias do prefeito Alcides Bernal (PP). Segundo o assessor jurídico do prefeito, Luiz Carlos Santini, o bloqueio ocorreu porque um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde furou a fila dos precatórios e pagou uma dívida de R$ 16 mil.

Na sexta-feira, Santini garantiu que as contas tinham sido desbloqueadas e o pagamento dos salários seria feito nesta terça-feira. No entanto, ontem à tarde, o município informou à ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) que o bloqueio continuava ontem à tarde

“Eles nos informaram que não há prazo para suspender o bloqueio e o pagamento dos salários não tem data”, garantiu o presidente da ACP, Geraldo Alves Gonçalves. Apesar do atraso nos vencimentos dos cerca de 5 mil docentes, a entidade não pretende se mobilizar para cobrar o pagamento porque a medida é reflexo de uma decisão da Justiça.

Segundo o Campo Grande News apurou, uma parcela dos funcionários recebeu o salário de janeiro no sábado. O Tesouro pagou os salários que deu com o dinheiro liberado em conta. No entanto, a maioria dos 21.345 funcionários não recebeu o salário de janeiro. O total da folha da prefeitura soma R$ 83.779.144,84.

De acordo com a assessoria do prefeito, o desbloqueio realmente ocorreu na sexta-feira. No entanto, a liberação do dinheiro leva de dois a três dias. “Para adiantar, o TJ mandou um ofício, mas não resolveu, tem que ser cumprido esse prazo”, destacou a assessoria de imprensa.

A informação oficial de quando o dinheiro será liberado deve sair ainda na manhã de hoje. A Prefeitura prometeu divulgar uma nota após às 10h30, quando será possível divulgar corretamente, quando será pago o salário de janeiro.

Na sexta-feira, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Batista da Costa Marques, informou, por meio da assessoria de imprensa do órgão, que tinha suspenso o bloqueio das contas da prefeitura da Capital.

Nos siga no Google Notícias