ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Contribuinte receberá devolução da taxa do lixo na conta, diz secretário

Câmara Municipal aguarda projeto de lei com a suspensão do imposto para convocar sessão extraordinária que validará mudança

Mayara Bueno | 11/01/2018 08:40
Secretário de Finanças, Pedro Pedrossian Neto.
(Foto: Paulo Francis).
Secretário de Finanças, Pedro Pedrossian Neto. (Foto: Paulo Francis).

A devolução do dinheiro do contribuinte que já pagou a taxa de lixo ocorrerá por depósito bancário. A informação é do secretário de Finanças do município, Pedro Pedrossian Neto, nesta quinta-feira (11).

Contudo, a medida só poderá feita depois que o tributo referente à coleta de lixo, anexado ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), for revogado na Câmara Municipal, o que deve acontecer semana que vem.

Ontem, a prefeitura anunciou a suspensão da taxa e reconheceu que houve erro no cálculo que compôs a taxa de lixo. A decisão foi tomada depois que centenas de contribuintes questionaram os valores altos e distorcidos do tributo.

O contribuinte também terá a opção de deixar o dinheiro da taxa como crédito, para que seja abatido no próximo IPTUQuem escolher a restituição, terá de ir à prefeitura (somente depois que a taxa for revogada) para preencher um formulário, no qual informará os dados da conta bancária de depósito.

O secretário afirma que, a lei está em vigor, portanto, ainda se configura como uma taxa legal. Por isso, o município não tem como devolver o montante imediatamente, somente quando o tributo for revogado.

Trâmite- A prefeitura pretende enviar um projeto de lei para Câmara com revogação da taxa ainda nesta quinta. A partir disso, o presidente da casa de leis João Rocha (PSDB) vai convocar uma sessão extraordinária para que os vereadores aprovem a suspensão da taxa. Depois disso, o Executivo municipal sanciona a suspensão e dá início à devolução do dinheiro referente à taxa de lixo.

Quem ainda não pagou - Com a decisão do prefeito de revogar da lei que instituiu a taxa do lixo em Campo Grande, a Prefeitura de Campo Grande vai emitir novamente todos os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para os contribuintes.

O processo deve ser concluído até 10 de fevereiro, garantindo àqueles que ainda não pagaram o tributo efetuar a quitação, total ou parcial, sem a tarifa. O contribuinte também terá o prazo para pagar com 20% estendido para 23 de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também