ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeitura promete reforço para atender quem busca retirar taxa de lixo do IPTU

Kleber Clajus | 09/01/2018 20:08
Tendas abrigam atendimento aos contribuintes ao lado do Paço Municipal (Foto: Paulo Francis)
Tendas abrigam atendimento aos contribuintes ao lado do Paço Municipal (Foto: Paulo Francis)

Atendimento para a retirada da taxa de lixo do carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) será reforçado, na quarta-feira (10), em central localizada na Rua Arthur Jorge, ao lado da Prefeitura de Campo Grande. A medida foi adotada depois que 1.039 contribuintes demandaram o serviço na véspera do pagamento com 20% de desconto no tributo.

"Estou com dúvida", relatou a comerciante Alice Castro, 52 anos, logo que emitiu nova guia para quitar o imposto e a taxa em separado. Ela esperou por duas horas na fila e não restou convencida sobre suposta economia, ainda que deixe o valor do lixo para março. Já Manoel Gerônimo, 73 anos, disse que foram cinco horas para resolver a isenção do imóvel.

Tendas se encontram instaladas ao lado da Central do IPTU para atender exclusivamente os contribuintes que requeiram os valores em separado. Ao menos 22 profissionais executam o procedimento, amanhã, a partir das 8h. Guardas municipais reforçam a segurança no local.

Negociação - Pressionada pela alta demanda de "desmembramento" do IPTU e entidades como a seccional da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), a administração municipal avalia a possibilidade de ampliar prazo de concessão do desconto de 20% do pagamento à vista para o fim de janeiro. Medida, no entanto, deve ser autorizada pela Câmara Municipal que prevê reunião entre vereadores e representantes da prefeitura na quarta-feira (10).

Dentre os principais questionamento sobre a taxa do lixo estão a definição dos valores por metragem do imóvel e não quantidade gerada por morador, sua qualificação econômica - residência, indústria ou comércio - e incidência sobre terrenos que, tecnicamente, não tem produzidos resíduos sólidos em sua área.

Na avaliação do prefeito Marquinhos Trad (PSD), realizada antes de sair de férias, a situação resulta da identificação específica do tributo que existia nos carnês com outra nomenclatura. A mudança, neste caso, decorreu da aprovação de lei municipal em novembro que instituiu os critérios de cálculo da taxa de lixo, hoje também aplicada a contribuintes isentos do IPTU.

Nos siga no Google Notícias