ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Cooperativas representam 10% do PIB e geram mais de 6 mil empregos

Viviane Oliveira | 03/07/2015 13:17
Amanhã, acontece o Dia de Cooperar. A ação será na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande. (Foto: assessoria de imprensa)
Amanhã, acontece o Dia de Cooperar. A ação será na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande. (Foto: assessoria de imprensa)

Na semana em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), ressalta o crescimento das cooperativas em Mato Grosso do Sul com mais de 6 mil empregos gerados. No total, são 104 cooperativas e mais de 150 mil cooperados.

De acordo com o presidente da Organização, Celso Regis, os setores que mais têm se destacado são da agropecuária, crédito, saúde, transporte e infraestrutura. As cooperativas no Estado representam 10% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual.

Segundo ele, a diferença entre o cooperativismo em relações a outras formas de empreender está no interesse em comum de um grupo em gerir o mesmo negócio. “Para montar uma cooperativa basta reunir no mínimo 20 pessoas físicas com o mesmo interesse. O grupo tem que se organizar economicamente com igualdade de direitos e deveres para executar qualquer atividade”, explica.

As cooperativas vão desde a agricultura familiar até grandes empreendedores como médicos, taxistas e proprietários de caminhões. “No cooperativismo todos têm o mesmo interesse, independente do capital que cada um investiu. Os problemas em cooperativas são menores. Temos dificuldades como qualquer outra empresa, porém a incidência é menor”, destaca.

Quem ficou interessado em montar ou fazer parte de uma cooperativa pode procurar a Casa do Cooperativismo na Rua Ceará, nº2.245, em Campo Grande ou entrar em contato pelo telefone (67) 3389-0200.

Comemoração - Para comemorar o dia do Cooperativismo com o tema “Escolha cooperativismo, escolha equidade”, será realizado amanhã o dia C, dia de Cooperar, de forma simultânea em todo o Pais. Em Campo Grande, a ação acontece a partir das 13h na Praça do Rádio Clube. No local serão oferecidos gratuitamente serviços de aferição de pressão arterial, orientações sobre nutrição, esporte, saúde e dicas de prevenção dos tipos mais comuns de câncer.

Também haverá orientação de saúde bucal com distribuição de kits, educação financeira, jurídica, mercado de trabalho e informações sobre imposto de renda. No total, são mais de 1.100 cooperativas participantes do Dia de Cooperar com 1.200 ações voluntárias.

Nos siga no Google Notícias