A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

03/07/2015 13:17

Cooperativas representam 10% do PIB e geram mais de 6 mil empregos

Viviane Oliveira
Amanhã, acontece o Dia de Cooperar. A ação será na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande. (Foto: assessoria de imprensa) Amanhã, acontece o Dia de Cooperar. A ação será na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande. (Foto: assessoria de imprensa)

Na semana em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), ressalta o crescimento das cooperativas em Mato Grosso do Sul com mais de 6 mil empregos gerados. No total, são 104 cooperativas e mais de 150 mil cooperados.

De acordo com o presidente da Organização, Celso Regis, os setores que mais têm se destacado são da agropecuária, crédito, saúde, transporte e infraestrutura. As cooperativas no Estado representam 10% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual.

Segundo ele, a diferença entre o cooperativismo em relações a outras formas de empreender está no interesse em comum de um grupo em gerir o mesmo negócio. “Para montar uma cooperativa basta reunir no mínimo 20 pessoas físicas com o mesmo interesse. O grupo tem que se organizar economicamente com igualdade de direitos e deveres para executar qualquer atividade”, explica.

As cooperativas vão desde a agricultura familiar até grandes empreendedores como médicos, taxistas e proprietários de caminhões. “No cooperativismo todos têm o mesmo interesse, independente do capital que cada um investiu. Os problemas em cooperativas são menores. Temos dificuldades como qualquer outra empresa, porém a incidência é menor”, destaca.

Quem ficou interessado em montar ou fazer parte de uma cooperativa pode procurar a Casa do Cooperativismo na Rua Ceará, nº2.245, em Campo Grande ou entrar em contato pelo telefone (67) 3389-0200.

Comemoração - Para comemorar o dia do Cooperativismo com o tema “Escolha cooperativismo, escolha equidade”, será realizado amanhã o dia C, dia de Cooperar, de forma simultânea em todo o Pais. Em Campo Grande, a ação acontece a partir das 13h na Praça do Rádio Clube. No local serão oferecidos gratuitamente serviços de aferição de pressão arterial, orientações sobre nutrição, esporte, saúde e dicas de prevenção dos tipos mais comuns de câncer.

Também haverá orientação de saúde bucal com distribuição de kits, educação financeira, jurídica, mercado de trabalho e informações sobre imposto de renda. No total, são mais de 1.100 cooperativas participantes do Dia de Cooperar com 1.200 ações voluntárias.

Empresas têm até 20 de dezembro para optar pela antecipação do eSocial
Empresas podem optar pela antecipação da implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSoci...
Prazo para regularizar débitos com fisco estadual vence na sexta-feira
Contribuintes que possuem débitos com o fisco estadual têm até sexta-feira (15) para aderirem ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal) de Mato Gross...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions