Cooperativismo de crédito cresce 20% e Sicredi comemora com nova sede
O cooperativismo de crédito cresceu 20% acima da média nacional no ano passado em relação às instituições bancárias convencionais, segundo Celso Figueira, presidente do Sicredi Brasil Central.
Para ele, a abertura de novas unidades de cooperativismo são símbolo da expansão do setor que, somente via Sicredi, distribuiu mais de R$ 1 bilhão em recursos aos seus associados do país em 2014. Em Mato grosso do Sul, a instituição conta com mais de 200 mil associados.
Nova unidade - Nesta segunda-feira (8), o Sicredi inaugurou mais uma central de atendimento em Campo Grande. A nova unidade oferecerá, a partir desta terça-feira (9), atendimento aos usuários e mais de 100 produtos e serviços como financiamentos, convênios, consórcios e seguros.
"As cooperativas têm a proposta de fazer a administração dos recursos da comunidade de forma diferente do que estamos acostumados a ver pelos bancos convencionais, isso tem feito com que o Sicredi cresça", afirma Figueira.
Finanças - Para o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), essa forma de administração financeira é fundamental para o equilíbrio financeiro do país. "É justamente o cooperativismo no agronegócio que tem mantido o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil positivo", considera.

O Sicredi possui mais de 3 milhões de associados em todo o país e está presente em 11 estados brasileiros através de 1.200 unidades com a proposta de administrar os recursos das pessoas. O objetivo é devolver à comunidade os investimentos, de acordo com Figueira.
"A comunidade é feita de famílias e o Sicredi é feito de famílias, portanto, nós atendemos a comunidade através das famílias", amplia Celso Ramos Régis, presidente do Sicredi em Mato Grosso do Sul e Tocantins.
A unidade - O prédio inaugurado nesta segunda possui quatro pavimentos, sendo o subsolo composto por estacionamento próprio. No primeiro andar é possível ter acesso a atendimento para pessoas físicas e jurídicas. No segundo pavimento estão as salas da presidência e diretoria e, no terceiro andar, funciona um auditório com capacidade para 200 pessoas.
A unidade de Campo Grande abriu as portas já com 600 cooperados associados à instituição. O Sicredi fica no Centro da Capital, na Avenida Afonso Pena, 2.790.