ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Coreia do Sul retoma compra de carne, mas Egito e Hong Kong suspendem importação

Renata Volpe Haddad | 21/03/2017 09:04
Coreia do Sul retomou compras de carnes brasileiras nesta terça-feira (21). (Foto: Famasul)
Coreia do Sul retomou compras de carnes brasileiras nesta terça-feira (21). (Foto: Famasul)

Após confirmação por parte do Ministério da Agricultura brasileiro de que a Coreia do Sul nunca adquiriu carne de frango estragada, o país voltou atrás da decisão e retomou a compra dos produtos brasileiros nesta terça-feira (21). Porém, Egito e Hong Kong suspenderam a importação até que informações oficiais do ministério sejam enviadas aos países, esclarecendo a operação.

Segundo informações da Folha de São Paulo, China, União Europeia e Coreia do Sul, suspenderam ontem (20) a importação de carnes brasileiras depois da operação Carne Fraca, desencadeada pela Polícia Federal, na sexta-feira, 19 de março, mostrando carnes sendo vendidas estragadas, feitas com cabeça de porco e com papelão.

Depois do anúncio de suspensão das exportações, o Ministério da Agricultura suspendeu a licença dos 21 frigoríficos que estão sendo investigados.

A China decidiu reter nos portos toda a carne do Brasil, independente da fábrica de origem. Para reverter a situação, técnicos do ministério planejavam se reunir na noite de ontem (20) por teleconferência com representantes chineses.

Com relação a União Europeia, o ministro da Agricultura Blairo Maggi, alegou que a decisão foi de suspender as importações das 21 unidades investigadas. Destas, apenas quatro exportam atualmente para esse mercado. "Não há retaliação por parte dos europeus, só preocupação", afirmou.

Mais países - Em contrapartida, Egito e Hong Kong engrossaram a lista nesta manhã, dos países que deixaram de comprar carne brasileira. Conforme informações do site Valor Econômico, o Egito suspendeu a importação até que o Brasil envie informações oficiais esclarecendo as irregularidades apontadas na operação.

Nos siga no Google Notícias