A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

18/10/2011 18:43

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito celebra crescimento econômico

Edmir Conceição

Na quinta-feira, 20 de outubro, mais de 187 milhões de associados celebram o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, evidenciando os diferenciais de um setor que fomenta a economia e o desenvolvimento social em mais de 100 países. Neste ano, o tema da Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) para a data: "Cooperativas de crédito constroem um mundo melhor" está diretamente relacionado ao slogan do Ano Internacional das Cooperativas, festejado em 2012 e proclamado pela Organização das Nações Unidas em razão do papel das cooperativas na geração de emprego, na redução da pobreza e da fome e desenvolvimento econômico e social nos cinco continentes.

Atualmente, segundo a Woccu, são mais de 53 mil cooperativas de crédito no mundo, que movimentaram, em 2010, 1,45 trilhões de dólares em produtos, serviços e soluções financeiras. No Brasil, de acordo com a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o setor agrega 5,1 milhões de associados e 4,5 mil pontos de atendimento.

Em todo o mundo, as cooperativas de crédito oferecem a seus associados mais do que serviços financeiros, pois incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócio, promovem crescimento de sua atividade, a educação e o fortalecimento de sua região. Independentemente do montante movimentado em uma cooperativa de crédito, cada associado tem voto nas decisões da cooperativa e, por meio de eleições democráticas, pode fazer parte de seu conselho fiscal ou da diretoria.

Números do cooperativismo de crédito

A participação da população economicamente ativa no setor é expressiva em vários países, como no Canadá, onde 46% pertencem a uma cooperativa de crédito; na Irlanda, o índice é de 70% e no Brasil, essa taxa é de 3%, caracterizando um cenário para crescimento potencial. No País, a participação das cooperativas de crédito no mercado financeiro de crédito é de 2,2% e o setor agrega 5,1 milhões de associados e 4,5 mil pontos de atendimento e atingiu, em 2010, segundo a OCB, um crescimento de 60% em seus ativos, se comparados a 2009, alcançando um desempenho recorde de R$ 15,9 bilhões e R$ 68,7 bilhões no total de ativos.

Deste montante, cerca de 30% é movimentado pelo Sicredi, considerado um dos principais sistemas de cooperativas de crédito da América Latina e referência mundial em seu modelo de gestão. Hoje, o Sicredi agrega 1, 9 milhões de associados em 119 cooperativas, assistidos por mais de 1.100 pontos de atendimento em dez estados brasileiros.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions