ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Diário de bordo: pelos olhos de secretário, expedição vira maratona de vídeos

Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, registra tudo

Por Danielly Escher | 30/11/2023 10:25
Reprodução de vídeos feitos por Jaime Verruck em expedição ao Chile (Foto: Rede Social)
Reprodução de vídeos feitos por Jaime Verruck em expedição ao Chile (Foto: Rede Social)

Desde que embarcou na expedição da Rila (Rota de Integração Latino-Americana) sete dias atrás, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, tem chamado atenção com um tipo de "diário de bordo" atualizado constantemente por vídeos publicados nas redes sociais.

São dezenas de registros onde ele detalha os passos da viagem e traz informações sobre cada um dos lugares percorridos. Em um dos vídeos publicados, o secretário fala sobre os resultados das discussões envolvendo o 4º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio. O encontro acontece em Iquique, região de Tarapacá no Chile.

"Estivemos com governadores do Alto Paraguai, Boqueirão, Salta, Jujuy, Antofagasta e Tarapacá. Vimos que todos os países estão executando obras para ligar Porto Murtinho aos Portos Chilenos. A infraestrutura é importante. Na questão alfandegária percebemos a dificuldade ao longo da expedição. Vimos também a necessidade de estabelecer um acordo sobre segurança para tráfego de cargas e pessoas", detalha o que ainda deve avançar para o funcionamento da Rota a partir de 2025 percorrendo as estradas de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Ainda na publicação, o titular da Semagro diz que ficaram definidas agendas para 2024. "No primeiro semestre tem reunião na cidade de Loma Plata, no Alto Paraguai e no segundo semestre em Campo Grande durante o Fórum de Governadores da Rota Bioceânica".

Porto em Iquique no Chile, caminho da Rota Bioceânica (Foto: Paulo Cruz)
Porto em Iquique no Chile, caminho da Rota Bioceânica (Foto: Paulo Cruz)

O ponto alto da expedição foi dois dias atrás, quando os integrantes chegaram ao Porto de Iquique, no Chile, onde Jaime Verruck gravou mais um vídeo: "O objetivo era chegar ao Oceano Pacífico e estamos aqui no porto que opera com contêineres mais de dois milhões de toneladas ao ano fortemente na questão de frigoríficos de gado, levando muita coisa da Argentina para o Chile. Esperamos que nos próximos dois, três anos este porto receba produtos sul-mato-grossenses, brasileiros, para que a gente possa exportar para a Ásia", explica.

Nesta quinta-feira (30), a expedição segue para Salta. Na sexta-feira (1º), tem agenda oficial com autoridades locais e nova Rodada de negócios. No mesmo dia, mais uma agenda oficial com autoridades de San Salvador de Jujuy. No sábado (2), o comboio segue para Assunção, no Paraguai, onde ficará até o dia 4 e terá uma agenda oficial e pernoitará em Ponta Porã. O retorno previsto em Campo Grande será dia 5 de novembro.

Partida - Na sexta-feira (24), a 3ª Expedição da Rota Bioceânica ou Rila (Rota de Integração Latino-Americana) saiu de Campo Grande com cerca de 100 participantes. A meta da comitiva é atestar a viabilidade econômica do caminho de 2,5 mil quilômetros indicando aos participantes todo o processo aduaneiro, alfandegário e de desembaraço que passam os produtos exportados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias