ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Em 2015, mais de 10 milhões de cabeças de gado foram vacinadas contra aftosa

Priscilla Peres | 18/01/2016 14:38
Campanha foi lançada em maio do ano passado. (Foto: Arquivo Campo Grande News)
Campanha foi lançada em maio do ano passado. (Foto: Arquivo Campo Grande News)

A campanha de vacinação contra a febre aftosa imunizou 10.034.875 bovídeos (bovinos e bubalinos) no ano passado, segundo dados da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). O montante representa 99,44% do total de envolvidos na etapa.

Os números divulgados pela Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), mostram que foram imunizados 9.972.237 bovinos e 6.508 bubalinos. No total foram fiscalizadas 223 propriedades (236.670 animais) e tiveram vacinação assistida outras 264, onde foram vacinados 45.217 animais. Em outras 3.186 propriedades, 85.077 animais foram vacinados com agulha oficial.

Ao encerrar a campanha, o diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, lembrou que Mato Grosso do Sul não registra focos da aftosa há 10 anos. “O produtor rural está atento e consciente da importância de manter a sanidade do seu rebanho principalmente para buscar novos mercados consumidores”, disse.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que Mato Grosso do Sul tem 212,3 milhões de cabeças de gado, se destacando neste cenário como o quarto maior rebanho de bovinos, o que potencializa a responsabilidade.

Para o Secretário Fernando Mendes Lamas, as diretrizes estabelecidas pelo governador Reinaldo Azambuja, que enfatizam a importância do trabalho na área de sanidade, vêm de encontro com a preocupação da população de um modo geral. “Ao atingir a meta de vacinação imediatamente damos inicio ao ciclo seguinte do trabalho. Nossa vigilância é constante”, reforçou o secretário.

Nos siga no Google Notícias