A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

12/09/2012 17:42

Em meio a crise, interventor admite possibilidade de venda da Enersul

Fabiano Arruda e Elverson Cardozo
Interventor Jerson Kelman fala sobre processo de intervenção na Enersul em entrevista nesta tarde. (Foto: Simão Nogueira)Interventor Jerson Kelman fala sobre processo de intervenção na Enersul em entrevista nesta tarde. (Foto: Simão Nogueira)

O interventor designado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para analisar a situação financeira da Enersul, Jerson Kelman, admitiu, durante entrevista nesta tarde, em Campo Grande, a possibilidade de venda da concessionária que atende 73 municípios de Mato Grosso do Sul.

“É uma das possibilidades”, resumiu ao ser perguntado se a empresa poderia ser vendida como um dos desdobramentos do processo de intervenção. Se for essa a saída, vai ser a terceira troca de dono da empresa, que primeiro foi comprada pelo grupo Escelsa, depois assumida pela EDP, de Portugal e, em 2008, passou a ser controlada pelo Grupo Rede.

O mercado sinaliza a CPFL, que atua em São Paulo, como a principal interessada na compra da Enersul.

Ele também confirmou a contratação de uma auditoria no Grupo Rede, formado por nove concessionárias, serviço a ser feito por uma única empresa, informou.

Kelman também ressaltou que os acionistas da Enersul terão até 60 dias para apresentar um plano de recuperação, individual ou conjunto, e que será analisado pelo Governo Federal, que “pode aceitar ou não”.

Diante disso, as consequências são a perda da concessão ou a venda, pontuou. “Apesar disso a avaliação é boa. A Enersul tem índice de qualidade razoável”, completou.

Como foi divulgado à época do decreto pela Aneel, a intervenção é vista como solução para preservar a qualidade do serviço ao consumidor, que “não será afetado diretamente”.

O interventor não quis revelar os valores da dívida da Enersul, mas garantiu não ter conhecimento sobre dívidas tributárias, como de ICMS, além de minimizar o fluxo de caixa da empresa.

“O fluxo de caixa é um problema menor, circunstancial. Não quero dar ênfase a um assunto que é pequeno”, esquivou.

Segundo Kelman, além do plano de recuperação, os acionistas têm a opção de deixarem que a “situação pare na mão do Governo”, que encaminharia uma solução para o problema.



Reestatiza e pronto!
 
Valter Oliveira em 13/09/2012 10:56:57
O Fabiano está certo. O Grupo Rede é apenas uma holding, e dentre as 9 empresas que compõem o grupo, a Enersul é uma das que tem melhor saúde financeira. Além de que o governo diminuiu o valor das tarifas de energia, o que vai causar mais dificuldades financeiras a estas empresas, por isso a auditoria. Informação, pessoal, nem tudo é culpa 'dos político'.
 
Gabriel Lourenço em 13/09/2012 10:31:46
Razoável deveria ser o preço que pagamos pela energia no MS., sem dúvida a mais cara do país, gostaria de aproveitar a oportunidade e solicitar que fosse disponibilizado o valor de salários dos dirigentes da Enersul.
 
joatan loureiro em 13/09/2012 09:44:23
Pessoal da CPI da Enersul? hahaha Tenho que rir... será que está falando do povo que gosta de falar o que a população quer ouvir mesmo que seja mentira, sem ter o mínimo conhecimento das particularidades do setor elétrico? ´tsc.. tsc... Concordo com o Fabiano! Antes de postarem, informe-se...
 
Dé Ribeiro em 13/09/2012 09:38:01
Tem muita coisa pra ser investigada, funcionário com participação em lucro de empreiteira, liberando serviços e pagando caro, sem necessidade.
 
Paulo Gonçalves em 13/09/2012 08:31:20
Caro Fabiano!! Tai um cara que acredita em Papai Noel...bruxas que voam de vassouras...inclusive em fantasmas! Impressionante essa sua afirmacao. Isso e tramoia de politicos, que sao os verdadeiros donos, por isso nao pagam impostos. Investigacao seria, e isso que precisa no caso.
 
Jota Junior em 13/09/2012 08:04:08
E o preço da tarifa, Interventor, que é um dos mais altos do país? Tá fazendo uma auditoria nela? Chama o pessoal da CPI da Enersul pra te assessorar que aí sim acreditamos nessas suas palavras... Tem que ficar no nível de preços de São Paulo.... ou menor...
 
Tadeu Martinz em 13/09/2012 07:46:17
Essas vendas e compras dessa empresa tem cara de ser lavagem de dinheiro...
 
Ronaldo Pissurno em 13/09/2012 07:26:31
TORRAM E PÕEM PARA LIQUIDAÇÃO E O POVO PAGA A CONTA... IGUALZINHO NA PLUNA, AQUELA EMPRESA AÉREA URUGUAIA.
 
Cristiano Arruda em 13/09/2012 06:54:44
Galera, a dívida não é da Enersul, mas sim do Grupo Rede, empresa que comprou a Enersul! A Enersul não tem dívidas a este ponto !Portanto, antes de postarem qualquer comentário, informem-se!
 
Fabiano Gutterres em 12/09/2012 08:50:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions