ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Em nove meses, programa recupera 1,4 mil hectares de pastagens degradadas

Nícholas Vasconcelos | 05/03/2013 19:37
Programa recuperou 1,4 mil de hectares degradados, dos 9 milhões com problemas em MS. (Foto: Divulgação)
Programa recuperou 1,4 mil de hectares degradados, dos 9 milhões com problemas em MS. (Foto: Divulgação)

Em nove meses, o programa de recuperação de pastagens Mais Inovação recuperou 1.441 hectares em mato Grosso do Sul. Desenvolvido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), do sistema Famasul, o programa diagnosticou que nove milhões, dos 20 milhões hectares destinados às pastagens, estão degradados.

De acordo com o diagnóstico elaborado pelos agrônomos e veterinários do Sistema Famasul, as regiões que mais sofrem com a degradação nas pastagens são a Leste e a Norte. Os especialistas envolvidos no programa atribuem a degradação dessa área à carência de assistência técnica e, principalmente, às características climáticas.

O programa piloto realiza estudos estratégicos voltados à recuperação de pastagens, consultorias e acompanhamento de 31 propriedades rurais do Estado. Do total da área que o programa piloto desenvolve atividade atualmente, 512 hectares estão sendo recuperados, 919 hectares estão sendo reformados e 10 hectares serão destinados para agricultura.

Em inocência, onde o Senar desenvolve experimentos em 29 propriedades, o produtor Walquer Ribeiro afirma que apesar do clima não colaborar, já há resultados positivos. “É necessário fazer um investimento para melhorar, mas o resultado é extremamente compensador. A partir dessa experiência que realizamos em 120 hectares, pretendo ampliar o que foi desenvolvido para toda propriedade”, conta o pecuarista.

Segundo a coordenadora do programa, Daniele Coelho, o diferencial do programa é a prestação de consultoria e assistência técnica. “Estamos gradualmente atendendo aos municípios e assistimos que essa fase experimental já serve como multiplicadora de opiniões positivas” afirma a engenheira agrônoma.

Os projetos são desenvolvidos de acordo com a realidade de cada produtor inscrito, com os recursos do próprio produtor ou de financiamentos. Entre os 31 produtores envolvidos, houve a busca do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste), Agricultura de Baixo Carbono e do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Para a recuperação da área experimental das 31 propriedades que abrange o programa piloto, os técnicos se dedicaram à adubação, ao preparo total do solo, fase em que trocaram a espécie forrageira existente por outra mais produtiva, utilizando em alguns casos o consórcio com leguminosa. Manejos de pastagens, sanitários e nutricionais, também são trabalhados para o desenvolvimento das forrageiras, de acordo com a necessidade do produtor e de sua criação.

Nos siga no Google Notícias