ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Em NY, Riedel destaca potencialidade da economia de MS

Estado aposta em encontro com setores da economia e agentes financiadores para divulgar MS

Por Maristela Brunetto | 13/05/2024 10:01
Riedel divulga dados sobre consumo das famílias, investimentos do Estado e exportações para empresários (Fotos: Divulgação Fiems)
Riedel divulga dados sobre consumo das famílias, investimentos do Estado e exportações para empresários (Fotos: Divulgação Fiems)

A movimentação de Mato Grosso do Sul e divulgar potencialidades do Estado e atrair investimentos começou ontem à noite com um jantar para empresários em Nova Iorque. Neste domingo representantes do Estado participaram do Brazilian Week, evento empresarial capitaneado pelo ex-governador de São Paulo, João Doria, que participou de palestra junto com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Antes do jantar, com cerca de 200 pessoas, Riedel apresentou dados socioeconômicos de Mato Grosso do Sul aos presentes e os valores de investimentos públicos. Além dele, pelo Governo também viajaram o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez; o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck e secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Henrique Falcette.

Doria, Riedel e Longen durante evento com empresários em NY: Estado quer atrair investimentos e diversificar economia 
Doria, Riedel e Longen durante evento com empresários em NY: Estado quer atrair investimentos e diversificar economia

Entre as informações repassadas a empresários, o governador mencionou PPP (parceria público privada) para levar internet por fibra ótica aos 79 municípios do Estado, a ampliação da rede de esgoto chegando a 70% e previsão de universalização em quatro anos e aprevisão de obter o repasse da União das BRs-262 e 267  para um projeto de concessão junto com a MS-040, todas no lado leste.

A programação do Estado, aproveitando a iniciativa da Lide, ligada a Doria,inclui o MS Day, com série de reuniões nos próximos dias. O primeiro evento com esse propósito ocorreu ano passado em São Paulo, que resultou em anúncio de novos investimentos no valor de R$ 5,5 bilhões, lembrou Longen. “É algo diferentes para todos nós, mas já é um modelo de sucesso. Mato Grosso do Sul já merece avançar em outros patamares e temos que mostrar o que temos de potencial. Entendo que estamos plantando uma semente aqui em Nova York de uma maneira bem sadia, bem inteligente e, com certeza, a médio e longo prazo, teremos oportunidades e novos investimentos chegarão”, afirmou Longen,

Riedel destacou a importância de aproximação com o setor privado, para atrair investimentos na diversificação da economia do Estado e financiadores para projetos estruturantes de logística. “É fundamental que essa ação seja conjunta com o setor privado. Nós estamos tratando de grandes projetos dos quais o privado fará parte, não só com relação a concessões, mas empresas que investirão diretamente no Estado. E nada mais legítimo do que a Fiems ajudar a organizar toda essa estratégia, definindo e priorizando temas e segmentos absolutamente importantes”, declarou. Ele ficou entusiasmado com o interesse já no primeiro evento, segundo divulgou a Fiems. “O primeiro evento já foi um sucesso pelo número de empresários de diferentes segmentos. Isso já demonstra um pouquinho o que está se desenhando para essa semana”.

A programação vai até o dia 17, inclui hoje reunião com representantes do Bank of America e BTG Pactual, que é brasileiro, além de encontro bilateral do Person of the Year. Para amanhã, a agenda prevê o Brazil Investment Forum 2024, reunião com representantes do JP Morgan e com a Adecoagro. Na quarta, há reunião com representantes do Banco J. Safra, na quinta com o Citibank e rodada de negócios da FGV Projetos. O último dia é reservado para conversas com empresários.

Nos siga no Google Notícias