ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Em quatro anos, MS segue no 14º lugar no ranking de vendas do país

Aline dos Santos | 29/08/2013 15:55
Comércio de MS paga, em média, 1,8 salário mínimo. (Foto: Marcos Ermínio)
Comércio de MS paga, em média, 1,8 salário mínimo. (Foto: Marcos Ermínio)

Em 2011, Mato Grosso do Sul ocupou a 14ª posição no ranking de vendas no país, exatamente a posição que ocupava em 2007. O percentual de participação também prossegue inalterado: 1,4%. O cenário de imobilismo em termos nacionais foi mostrado pela PAC 2011 (Pesquisa Anual de Comércio), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) hoje em Campo Grande.

O levantamento leva em consideração três atividades: comércio de veículo, pelas e acessórios; comércio por atacado e comércio varejista. Quando o recorte é específico sobre a região Centro-Oeste, a distribuição percentual de receita bruta de Mato Grosso do Sul, que é de 15,2%, fica atrás de Goiás (36,5%), Mato Grosso (24,9%) e Distrito Federal (23,4%).

Já no quesito remuneração, o Estado fica no mesmo patamar regional e nacional. Em Mato Grosso do Sul, quem trabalha no comércio recebe, em média, 1,8 salário mínimo, similar ao registrado no Centro-Oeste. A média nacional é 1,9 salário.
“Quem mais emprega é o setor varejista, responsável por 70%, mas paga muito pouco”, afirma a gerente de Análises de Resultados do IBGE, Juliana Paiva Vasconcellos. O setor, em específico, paga 1,5 salário. Enquanto o comércio de veículos e por atacado tem média de 2,5 salários.

Para o presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Omar Aukar, a remuneração reflete a política tributária do Brasil, que sobrecarrega os empresários. “O grande problema da remuneração é política tributária. São muitos impostos, acabam onerando de forma desnecessária”, justifica.

Ele afirma que já houve melhora. “Em 2004, a média era de 1,2 salário”, afirma o presidente da associação. Conforme a pesquisa, a receita do setor em 2011 foi de R$ 33 bilhões, com 129.295 pessoas empregadas. No Estado, o comércio de veículos respondeu pelo maior crescimento da massa salarial e do pessoal ocupado.

O setor mostra bom desempenho neste ano. Conforme a Pesquisa Mensal, também divulgada nesta quinta-feira, o comércio de Mato Grosso do Sul teve o melhor resultado do País no mês de junho.

Nos siga no Google Notícias