ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Embrapa Pantanal oferece curso gratuito de inseminação artificial de bovinos

Alan Diógenes | 27/06/2014 22:48

De 30 de junho a 04 de julho, será oferecido um treinamento sobre inseminação artificial de bovinos para trabalhadores rurais pantaneiros. A ação é uma parceria entre Embrapa Pantanal, Senar/MS e Sindicato Rural de Corumbá, com apoio do Sistema Famasul. O curso irá acontecer no campo experimental da Embrapa Pantanal, a Fazenda Nhumirim – localizada no Pantanal da Nhecolândia. O evento é gratuito.

Durante o encontro, os trabalhadores deverão ser capacitados em várias áreas referentes à inseminação artificial: desde a identificação do cio dos animais até medidas de segurança no trabalho. Segundo o pesquisador Ériklis Nogueira, médico veterinário da Embrapa Pantanal, um aspecto importante do treinamento é a região em que ele será realizado. “No Pantanal, pela dificuldade de acesso, são poucos os cursos oferecidos nessa área”, afirma.

De acordo com Ériklis, as práticas de inseminação já são realizadas com sucesso há algum tempo nas propriedades pantaneiras. “A gente percebe que tem aumentado muito a utilização da inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Nela, o veterinário ou técnico faz uma sincronização dos cios e insemina um grande número de animais em um dia – esse valor pode chegar a 400, por exemplo. Isso facilita muito a mão de obra”, diz o pesquisador.

Além da praticidade, Ériklis ressalta os benefícios genéticos que a prática pode gerar para o produtor. “Você vai ter um animal de melhor qualidade, maior peso. As fêmeas vão ser mais precoces e mais férteis. Além disso, com os estímulos hormonais corretos, muitas vacas que iriam ficar vazias na estação de monta vão conseguir reproduzir”, afirma o veterinário.

Para inscrições e mais informações sobre o curso, entre em contato com a Embrapa Pantanal ou com o Sindicato Rural de Corumbá. As vagas são limitadas – mas, segundo Ériklis, uma nova edição do treinamento poderá ser realizada se houver demanda dos produtores.

Nos siga no Google Notícias