ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Empreendedores iniciantes se reúnem em evento para discutir sobre inovação

Renata Volpe Haddad | 22/09/2016 13:15
StartUp Day reuniu palestrantes, empresários e alunos para fomentar o surgimento de novas empresas do segmento. (Foto: Renata Volpe)
StartUp Day reuniu palestrantes, empresários e alunos para fomentar o surgimento de novas empresas do segmento. (Foto: Renata Volpe)

Inaugurado há três meses em Campo Grande, o Living Lab, espaço físico que reúne consultorias de instituições de pesquisa, fomento e orientação empreendedora em um único local, virou ponto de referência e tem sido muito procurado por empreendedores que estão começando a desenvolver projetos empresariais.

Nesta quinta-feira (22) foi realizado o primeiro grande evento sugerido pelo Living Lab, o StartUp Day voltado para empresários e estudantes que têm alguma ideia ou projeto para desenvolver.

De acordo com a coordenadora do Living Lab, Leandra Costa, a procura pelo espaço tem sido grande, pois, segundo ela, é um local que estimula quem tem ideias e quer montar um negócio. "O Living Lab está ajudando a fomentar novos negócios e é um ambiente propício para isso, que estimula a criatividade e antes, esses empreendedores não tinham um lugar para isso", afirma.

Um dos palestrantes de hoje, Allan Costa, que também é investidor de startups conta que para investir em uma empresa iniciante o passo fundamental é observar o empreendedor. "Além do investidor analisar se a startup é um tipo de empresa que terá retorno financeiro, se será um modelo de negócio repetível e escalável, é preciso prestar atenção em quem está criando essa empresa, pois o empreendedor tem que ter a capacidade de fazer essa startup se tornar um grande negócio", explica.

Como uma proposta inovadora no Brasil, o segmento de negócio de impacto social, caminha lado a lado com a startup, pois é onde o empreendedor cria uma empresa que dê lucros, mas que resolva um problema social ou ambiental.

Conforme a analista do Sebrae, Ligia Oizumi, não há ainda muitos projetos sendo desenvolvidos neste segmento, já que é um modelo novo que chegou no país em 2013. "O propósito dos negócios sociais é resolver um problema e que começou a ser falado no Brasil em 2013. Em Mato Grosso do Sul tivemos a maratona de negócios sociais onde começou a sensibilizar as pessoas sobre o tema e em 2017 e 2018, o Sebrae volta com o projeto para incentivar as pessoas a pensarem em negócios a partir de problemas", informa.

Nos siga no Google Notícias