ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Criação e fomento de startup em MS ganha espaço inédito no Centro-Oeste

Renata Volpe Haddad | 03/06/2016 10:42
Living Lab é uma rede de inteligência que sai do lugar comum para transformar inovação em negócios bem sucedidos. (Foto: Renata Volpe)
Living Lab é uma rede de inteligência que sai do lugar comum para transformar inovação em negócios bem sucedidos. (Foto: Renata Volpe)

Um site mundial criado há três anos em Campo Grande, para contratar um namorado ou amigo fake, já atendeu 40 mil pessoas de 52 países. A ideia surgiu do empreendedor Flávio Estevam e é um modelo de empresa startup. A partir de hoje, empresários com ideias inovadoras poderão desenvolver projetos com consultorias de instituições de pesquisa, fomento e orientação empreendedora em um único local.

Estevam é criador de duas empresas startups. Empreendedor desde pequeno, está há oito anos no mercado e conta que o começo foi complicado, já que não havia muito apoio sobre o tema. "O startup é muito diferente do tradicional e com o Living Lab, estou acreditando que vamos impactar a vida de alguns empreendedores que estão começando", afirma.

O Living Lab foi inaugurado hoje em Campo Grande, com o objetivo de atender quem tem ou pretende ter uma startup. O projeto é encabeçado pelo Sebrae com o apoio de empresas parceiras.

Além do site Namoro Fake, Estevam criou o Dinneer há 11 meses, para atender pessoas que querem jantar em algum local mas para diferenciar de restaurantes, o interessado pode fazer a refeição na casa de uma pessoa comum. "Quem oferece a alimentação abre as portas da casa e ganha por isso", explica.

Outro modelo de empresa startup é a do empreendedor Saulo Arruda, a Jera, criada há seis anos para desenvolvimento de aplicativos para smartphone e tablets. "Começamos em 2010 quando foi lançado o android que tinha apenas 5% de atuação no mercado, as coisas eram bem difíceis. Agora, com esse ambiente econômico e a evolução da tecnologia permite em dois ou três anos que negócios inovadores podem estar atuando no mercado nacional e internacional", alega.

Para ele, o Living Lab favorece que vários setores colaborem em conjunto. "O espaço atrai empreendedores que têm ideias, instituições que trazem problemas para serem solucionados e juntando todas essas pontas, temos um ambiente para que haja conversa com mentores e realização de eventos", define.

O espaço terá consultorias com empresários do ramo e instituições.  (Foto: Renata Volpe)
O espaço terá consultorias com empresários do ramo e instituições. (Foto: Renata Volpe)

Projeto – O diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, explica que o Living Lab é um espaço de co-criação, que agrega diversos parceiros, criado a partir de uma parceria público-privada.

"O processo de ideias precisa se materializar e é necessário saber se há mercado para isso e este novo espaço serve para isso. O Living Lab é um novo momento para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, pois queremos, juntos com os parceiros, propiciar para que todos os empreendedores coloquem em prática ideias inovadoras, para que assim, o Estado possa ser referência na questão de inovação no Brasil", afirma.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, afirmou que o Estado sai do quadrado e inova com o novo espaço. "Mato Grosso do Sul vai poder mostrar para todos o quanto temos capacidade técnica de inovação e vamos enxergar uma nova fonte de desenvolvimento econômico no Estado. A partir daqui, o governo começa a pensar em políticas públicas e apoio a esses empreendedores".

O Living Lab está localizado na rua Brasil e é o primeiro do Centro-Oeste. O local recebe nesta sexta-feira (3) o Startup Weekend, evento que acontece em diversos lugares do mundo e que quer descobrir ideias empreendedoras com potencial para se consolidarem como empresas transformadoras. Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa da Techstars conta com o apoio do Sebrae. A disputa segue até dia 05 de junho.

Nos siga no Google Notícias