A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

07/07/2017 12:50

Empresários de MS saem em agosto para expedição de carro até o Chile

Ideia é fazer o caminho da rota bioceânica, que futuramente será usado para enviar produtos brasileiros

Priscilla Peres
Lançamento foi realizado na noite de ontem. (Foto: Assessoria)Lançamento foi realizado na noite de ontem. (Foto: Assessoria)

Pela segunda vez, empresários de Mato Grosso do Sul vão sair em caminhonetes em direção ao Chile. A ideia, realizada pela primeira vez em 2013, é conhecer rotas para escoar a produção estadual a o outros países. Dessa vez o caminho será por Porto Murtinho.

A II Expedição da RILA foi lançada ontem e sairá de Campo Grande no dia 19 de agosto, para percorrer 3.000 km até os portos de exportação do Oceano Pacífico, localizados no Chile. No caminho eles vão cruzar o Paraguai e a Argentina.

Organizador da viagem, o presidente do Setlog/MS (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística de MS), Cláudio Cavol afirma que as tratativas entre os Governos do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile avançaram muito desde a realização da primeira expedição realizada em junho de 2013.

“Desde então, realizamos outras quatro viagens de forma solitária onde mapeamos quatro possíveis rotas para chegarmos a esta última por Porto Murtinho que é, economicamente, a mais barata e que atende às necessidades técnicas para atingirmos os portos do Chile”, afirma Cavol.

O corredor faz parte do corredor bioceânico que inclui obras de estruturação em parceria com os países vizinhos. A ideia conjunta é de construir uma nova forma de exportar os produtos da América do Sul, independente do Porto de Santos, em São Paulo.

O Paraguai deve iniciar o asfalto de 300 quilômetros nos próximos dias, a Argentina já está providenciando 100 quilômetros de estrada e o Chile está praticamente pronto para receber a expedição. Quanto ao Brasil, cabe metade da construção da ponte internacional que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta (PY), acordo já firmado com o país vizinho e que espera agora, a aprovação do Congresso Nacional e a sanção presidencial.

Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions