ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Empresários de MS saem em agosto para expedição de carro até o Chile

Ideia é fazer o caminho da rota bioceânica, que futuramente será usado para enviar produtos brasileiros

Priscilla Peres | 07/07/2017 12:50
Lançamento foi realizado na noite de ontem. (Foto: Assessoria)
Lançamento foi realizado na noite de ontem. (Foto: Assessoria)

Pela segunda vez, empresários de Mato Grosso do Sul vão sair em caminhonetes em direção ao Chile. A ideia, realizada pela primeira vez em 2013, é conhecer rotas para escoar a produção estadual a o outros países. Dessa vez o caminho será por Porto Murtinho.

A II Expedição da RILA foi lançada ontem e sairá de Campo Grande no dia 19 de agosto, para percorrer 3.000 km até os portos de exportação do Oceano Pacífico, localizados no Chile. No caminho eles vão cruzar o Paraguai e a Argentina.

Organizador da viagem, o presidente do Setlog/MS (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística de MS), Cláudio Cavol afirma que as tratativas entre os Governos do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile avançaram muito desde a realização da primeira expedição realizada em junho de 2013.

“Desde então, realizamos outras quatro viagens de forma solitária onde mapeamos quatro possíveis rotas para chegarmos a esta última por Porto Murtinho que é, economicamente, a mais barata e que atende às necessidades técnicas para atingirmos os portos do Chile”, afirma Cavol.

O corredor faz parte do corredor bioceânico que inclui obras de estruturação em parceria com os países vizinhos. A ideia conjunta é de construir uma nova forma de exportar os produtos da América do Sul, independente do Porto de Santos, em São Paulo.

O Paraguai deve iniciar o asfalto de 300 quilômetros nos próximos dias, a Argentina já está providenciando 100 quilômetros de estrada e o Chile está praticamente pronto para receber a expedição. Quanto ao Brasil, cabe metade da construção da ponte internacional que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta (PY), acordo já firmado com o país vizinho e que espera agora, a aprovação do Congresso Nacional e a sanção presidencial.

Nos siga no Google Notícias