ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Empresários do setor industrial estão otimistas com exportações

Caroline Maldonado | 04/06/2014 11:41
Empresários da industria pretendem manter o volume de compra de matéria-prima (Foto: Divulgação/Fiems)
Empresários da industria pretendem manter o volume de compra de matéria-prima (Foto: Divulgação/Fiems)

Os empresários do setor industrial de Mato Grosso do Sul estão otimistas em relação às exportações da produção para os próximos seis meses. A constatação é do Radar Industrial, pesquisa da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul). A melhor marca dos indicadores foi registrada para as expectativas de exportações, que alcançou 53,8 pontos.

A pesquisa revelou ainda que os empresários estão animados com as demandas por seus produtos, pois as aquisições de matérias-primas apresentaram indicador de 53,2 pontos, enquanto as demandas por produtos industrializados tiveram indicador de 50 pontos. As contratações de empregados atingiram 47,9 pontos.

De acordo com a Fiems, os resultados a partir dos 50 pontos indicam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses. Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, as contratações de empregados devem ficar relativamente estáveis para o período, ocorrendo em um ritmo menos intenso que o esperado para as demais variáveis pesquisadas.

"Em Mato Grosso do Sul e no Brasil, os quatro primeiros meses do ano fecharam sem crescimento na produção industrial, o ritmo moderado foi a marca do período. O nível ainda moderado da atividade se refletiu sobre a utilização da capacidade instalada no estado. O índice marcou 45,9 pontos em abril, ficando abaixo dos 50 pontos, patamar a partir do qual há o indicativo de utilização acima do usual para o período. Por fim, a utilização média da capacidade instalada nas indústrias pesquisadas foi de 72%", analisou Ezequiel Resende.

Segundo Ezequiel, a quantidade observada de estoques de produtos industrializados mostrou-se abaixo do que foi planejado para o período, com o indicador marcando 41,5 pontos. “Tal condição pode estar relacionada com o alto custo para a aquisição de matérias-primas”, explicou.

Índice de Confiança - O ICEI/MS (Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul) segue em 50,1 pontos pelo segundo mês consecutivo. “O resultado foi influenciado pelo pessimismo apresentado pelos empresários quanto às atuais condições da economia brasileira, que alcançou somente 34,6 pontos.

O desempenho projetado para a empresa nos próximos seis meses foi a variável com melhor avaliação, obtendo o resultado de 57,2 pontos”, avaliou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems. Conforme a pesquisa, em maio 55,3% dos entrevistados opinaram que as condições atuais da economia brasileira pioraram. No caso da economia estadual, na mesma comparação, a piora foi apontada por 48,6% dos participantes. Por fim, com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 23,7% dos entrevistados.

Dentre os entrevistados, 42,1%, disseram que não houve alteração nas atuais condições da economia brasileira, 45,9%, apresentaram a mesma opinião quanto ao cenário estadual e 63,2% pensam o mesmo sobre o desempenho da própria empresa.

Para os próximos seis meses, 40,5% dos entrevistados mostram-se pessimistas em relação à economia brasileira. No caso da economia estadual, 24,3% mostraram-se pessimistas. No entanto, com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, apenas 10,8% dos respondentes mostraram-se pessimistas. A pesquisa revelou ainda que 45,9% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação à economia brasileira, enquanto 54,1% acredita que não haverá mudanças em virtude da economia estadual e 48,6% pensam que não haverá alteração em relação ao desempenho da sua empresa.

Nos siga no Google Notícias