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Campo Grande, Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019

12/11/2018 16:32

Endividamento atinge 18,5% das famílias em MS, aponta pesquisa

Indicador de pessoas com conta em atraso também apresentou leve aumento, 33,9% em outubro contra 32,2% em setembro

Gabriel Neris
Número de famílias endividadas aumentou no Estado em outubro (Foto: Kísine Ainoã/Arquivo)Número de famílias endividadas aumentou no Estado em outubro (Foto: Kísine Ainoã/Arquivo)

Pesquisa mostra que o número de famílias que não vão conseguir pagar as contas em Mato Grosso do Sul aumentou para 18,5% em outubro contra 15,3% registrado em setembro.

O indicador de pessoas com conta em atraso também apresentou leve aumento, 33,9% em outubro contra 32,2% em setembro. O total de endividados no 10º mês do ano foi de 58,1%, ligeiramente menor em relação ao período anterior, 58,9%.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (12) pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. A economia Daniela Teixeira explica que o endividamento não necessariamente implica na inadimplência, mas simplesmente ao contrair uma dívida.

“Vale ressaltar que se consideram contas em atraso, àquelas dívidas que vencidas por até três meses, acima desse prazo o consumidor entra em uma nova categoria, a do inadimplente”, diz.

Conforme os entrevistados, as dívidas são com cartão de crédito (63,8%), carnês (25%) e crédito pessoal (12,8%). “Em setembro, o percentual de pessoas com dívidas com cartão de crédito era de 66,1 %. Provavelmente, essa redução do percentual de dívidas com o cartão crédito, de um mês para outro, pode ter contribuído para a leve queda no índice de endividamento das famílias”, completa a economista.

O presidente do Sistema Comércio MS, Edilson Araújo, afirma que os meses de outubro e novembro tendem a apresentar resultados menos expressivos com vendas e por isso os comerciantes precisam usar a criatividade.

“As pessoas estão se programando para gastos com Natal e final de ano e, por isso, é importante que o empresário aposte em alternativas como as decorações de natal, Black Friday e outras promoções do gênero, a fim de manterem algum caixa e conseguirem renovar o estoque para o próximo mês”, completou.



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