ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Equipe econômica reduz pela metade previsão oficial de crescimento do PIB

Wellton Máximo, da Agência Brasil | 22/09/2014 17:17

Pelo terceiro bimestre seguido, a equipe econômica reduziu a previsão oficial de crescimento da economia. Segundo o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias, divulgado a cada dois meses pelo Ministério do Planejamento, a estimativa de aumento do PIB (Produto Interno Bruto), soma das riquezas produzidas no país caiu de 1,8% para 0,9%.

A estimativa para a inflação oficial medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi mantida em 6,2%. Apesar da alta do dólar, o relatório prevê que a taxa média de câmbio fechará 2014 em R$ 2,29, sem mudança em relação ao documento anterior.

Apesar de o relatório ser divulgado pelo Ministério do Planejamento, as estimativas para a economia são de autoria da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Os parâmetros são usados para projetar as receitas e as despesas do governo nos próximos meses.

Mesmo com a queda do PIB, as projeções para a economia continuam mais otimistas que as do mercado financeiro. Segundo a última edição do boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central, os analistas de mercado acreditam que o PIB crescerá apenas 0,3% em 2014 e que o IPCA encerrará o ano em 6,3%.

Nos siga no Google Notícias