ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Especialistas dão as dicas para evitar transtornos ao declarar o IR

Luciana Brazil | 06/03/2014 16:51
Carlos Rubem frisa as dicas importantes para não ter dor de cabeça para declarar o Imposto de Renda (Foto: Marcos Ermínio)
Carlos Rubem frisa as dicas importantes para não ter dor de cabeça para declarar o Imposto de Renda (Foto: Marcos Ermínio)

Separar as documentações com antecedência e ficar atento ao prazo são algumas das medidas que podem evitar problemas na hora de declarar o Imposto de Renda. As dicas são sempre as mesmas, mas ainda assim tem gente que deixa a declaração do imposto para a última hora. Neste caso, a dor de cabeça é certa, garantem os especialistas. O prazo começa hoje e termina no dia 30 de abril

“A demora para separar a documentação pode atrapalhar e muito. Se o contribuinte entrega os documentos para o contador uma semana antes de acabar o prazo, é certo que ele terá problemas, já que sempre tem um documento faltando”, explicou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Ruberlei Bulgarelli.

Ele garante que em todos os casos, mesmo com os clientes mais organizados, sempre há alguma pendência de documentos.

“O quanto antes a declaração for entregue é melhor. Eu não tenho nenhum caso que eu não precise pedir algum dado para o cliente depois que ele entrega os documentos”, disse Bulgarelli.

Em Mato Grosso do Sul, a Receita Federal espera que 356 mil contribuintes façam o imposto a partir de hoje.

Para o contador Carlos Rubens de Oliveira, a declaração é simples, mas exige atenção. “A principal dica é não deixar para última hora, fazer o mais rápido possível. Além disso, se a pessoa não souber fazer, ela deve prestar muita atenção na hora de preencher o formulário”, alerta.

A orientação é que o contribuinte procure um profissional na hora de declarar o imposto, caso não tenha conhecimento para fazer sozinho.

“É preciso que constem todos os dados do contribuinte no Informe de Rendimentos. Comprovantes de pagamento, comprovantes de despesas médicas e hospitalares, inclusive de dependentes, tudo isso é necessário”, explica Carlos.

Para evitar o fisco, o contador alerta sobre a veracidade das informações. “Tudo deve ser feito de forma idônea, com informações corretas”.

Já o pagamento das restituições, a devolução do imposto, é feito respeitando algumas prioridades. “Depois disso, a Receita paga quem tiver entregado primeiro. Por isso, quem fizer a declaração logo, vai receber a restituição nos primeiros lotes”.

Carlos fala também sobre a certificação digital, que é uma vantagem para muitos contribuintes. "É um documento que te permite acessar todos os arquivos seus na Receita Federal. Com ele é possível corrigir dados, endereços, acompanhar a malha e saber porquê o contribuinte ficou na malha fina. Facilita muito".

O documento custa em torno de R$ 100 e R$ 150. Já sobre o valor que um profissional pode cobrar para fazer a declaração, Carlos e Bulgarelli são unânimes em dizer que tudo vai depender do contribuinte e da declaração.

"Se a declaração for difícil vai ser um valor e, além disso, vai depender do profissional. Cada um cobra um preço", disse Bugarelli.

Tecnologia e Informações- Investimentos na área de tecnologia asseguram mais facilidade na hora de declarar o Imposto. Neste ano, a declaração para dispositivos móveis, como tabletes e smartphones, foi ampliada, o que vai irá permitir atender mais contribuintes.

A declaração pode ser feita a qualquer horário. A relação de documentos necessários e o formulário para ser preenchido está disponível no site da Receita Federal.

Para informações que não tenham no site, o contribuinte pode comparecer ao plantão fiscal, no prédio da Receita Federal, localizado no parque dos Poderes. O atendimento é durante a manhã, das 8h às 12h.

Nos siga no Google Notícias