ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Estado bate recorde em abertura de empresas no 1º quadrimestre de 2021

Serviços e comércio foram os principais responsáveis pelo resultado positivo e fomento da economia

Gabriela Couto | 18/05/2021 17:39
Comércio foi o segundo setor que registrou maior crescimento neste primeiro quadrimestre (Foto Paulo Francis/Arquivo)
Comércio foi o segundo setor que registrou maior crescimento neste primeiro quadrimestre (Foto Paulo Francis/Arquivo)

Nos quatro primeiros meses de 2021 a Jucems (Junta Comercial do Estado) registrou a abertura de 3.088 novas empresas em Mato Grosso do Sul. O dato bateu o recorde registrado em 2013, quando foram abertas 2.674 empresas.

O resultado de 2021 é 13,8% melhor do que o recorde anterior. Já no comparativo com o mesmo período do ano passado, o crescimento da abertura de empresas é de 30%. Entre janeiro e abril 2020, foram abertas 2.361 empresas no Estado.

Destacaram-se os setores de serviços e comércio. Só o setor de serviços representou 1.981 novos negócios no mercado, o equivalente a 64,09% do total do primeiro quadrimestre. Já o setor de comércio foi responsável pela abertura de 966 empresas (31,25%). Outras 144 empresas do setor industrial também foram abertas.

 “A pandemia foi um período de perdas para alguns setores, mas de oportunidade para outros. Com o aquecimento do mercado óptico, expandimos o negócio e abrimos a primeira franquia da Oculum em Campo Grande. Pesquisas de mercado que fizemos apontaram que a cidade tinha espaço para o nosso negócio e, assim, desembarcamos no Estado”, afirmou o sócio da nova empresa aberta na Capital, Igor Revoredo.

O empreendimento contou com investimento de cerca de R$ 2 milhões e nos primeiros 20 dias de operação, as vendas foram 20% maiores do que o esperado pelos sócios. “Com o uso intenso de telas a demanda pelas óticas também tem aumentado. Agora, é a hora de apostarmos nos diferenciais, como atendimento personalizado e pós-venda”, lembra Revoredo.

Os dados da Jucems apontam que os municípios que mais atraíram investimentos no primeiro quadrimestre do ano foram Campo Grande, com 120 novas empresas (38,34%), seguido de Dourados (9,9%), Três Lagoas (8,31%), Maracaju (2,88%) e Ponta Porã (2,56%).

Nos siga no Google Notícias