ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Estado ganha em celulares, mas perde em serviços básicos

Redação | 24/09/2008 11:11

A Síntese de Indicadores Sociais 2008, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira mostra que a expectativa de vida ao nascer do sul-mato-grossense em 1997 era de 70,8 anos, em 2007 este número pulou 3 pontos percentuais, chegando a 73,8 anos. A média é maior que a nacional, de 72,7 anos.

A pesquisa aponta ainda um crescimento da população idosa do país. Este fenômeno é explicado pelo aumento da esperança de vida, combinado com a queda do nível de fecundidade.

Outro lado apontado pelo IBGE é a disparidade entre acesso a serviços particulares e públicos em Mato Grosso do Sul.

Enquanto o Estado é o 4º no País em número de famílias com pelo menos um telefone celular em casa (83,3%), continua com um dos piores indicativos sobre saneamento básico.

Apenas 22% da população têm acesso a serviços de tratamento de água e esgoto. Em estados mais desenvolvidos, como São Paulo, a taxa sobe para 89%

Somente 23,3% têm rede coletora de esgoto, por exemplo. Nesse quesito, o Estado tem o 7º pior desempenho, ganha apenas de Mato Grosso (79,4% sem a rede coletora) e de cinco estados da região Norte.

Outros 8,2% ainda não têm abastecimento de água, informa o IBGE.

Já serviços como iluminação, 99,7% dos moradores já são atendidos em Mato Grosso do Sul, índice repetido em todas as regiões, com estados atingindo oficialmente os 100%.

Sobre bens duráveis, no Estado, 83,3% têm telefone fixo, 96,7% da população conta com geladeira e 96,7 com televisor.

On line - O computador já está na casa de 25,6% dos sul-mato-grossenses, e a internet é acessada por 17,9%.

Separações - Que Mato Grosso do Sul lidera o ranking nacional de divórcios, proporcional ao número de casamentos, já não é novidade. Mas a pesquisa de Indicadores Sociais, divulgada revela que dessas separações, 81,8% são consensuais, ou seja, acordadas entre os noivos. O índice estadual ficou 5,8% acima do índice nacional, que foi de 76%.

A maioria das separações ocorre quando o casal ainda não tem filhos. Representam 37% de todas os divórcios. Em segundo lugar, com 29%, aparecem as separações quando os filhos do casal já estão em idade adulta.

Para a psicóloga Alessandra Moraes Canteiro, esses altos índices de separação em fases extremas do casamento (quando o casal inda não tem filhos, ou então, quando os filhos já estão e maior idade), revela que os filhos ainda são levados em consideração na hora de desmanchar uma família.

Nos siga no Google Notícias