ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Estudantes precisam ficar atentos com restituição de matrícula de universidades

Renata Volpe Haddad | 31/07/2015 17:44
Deputado alerta vestibulandos sobre restituição de 90% das matrículas. (Foto: Divulgação)
Deputado alerta vestibulandos sobre restituição de 90% das matrículas. (Foto: Divulgação)

Estudantes que fizeram matrícula em instituição particular de ensino superior, mas desistiram de frequentar o curso antes do início das aulas, têm direito de restituição de matrícula de 90%, caso tenham sido aprovados em universidades públicas de Mato Grosso do Sul.

Este direito é amparado pela Lei de número 3.899/10, de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PtdoB). Ele alerta os vestibulandos para esta época de matrículas e de divulgação de resultado dos vestibulares. "Os vestibulandos devem exigir seus direitos, a instituição poderá reter no máximo 10% do valor pago na matrícula, como ressarcimento de despesas de administração", informa o deputado.

Sancionada em 2010, a lei prevê que o aluno tem que justificar desistência com aprovação em outra instituição de ensino superior. Segundo o deputado, algumas universidades do Estado, retinham percentuais superiores a 10% e também não tinham prazo para devolução da restituição.

As instituições de ensino, deverão efetuar a restituição do valor pago no prazo máximo de cinco dias úteis, contados da data em que foi feito o pedido pelo aluno. O requerimento deve estar acompanhado de documento comprovando a aprovação em outra universidade. A lei é fiscalizada pelo Procon.

Nos siga no Google Notícias