ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Estudo aponta aumento no valor arrecadado com ICMS que saltou 48%

Avaliação compara dados de 2020 e 2021; números garantem saúde financeira do Estado

Nyelder Rodrigues | 19/07/2021 15:46
Imagem aérea de uma das principais vias do varejo de Campo Grande, a rua 14 de Julho (Foto: Gabriel Marchese/Arquivo)
Imagem aérea de uma das principais vias do varejo de Campo Grande, a rua 14 de Julho (Foto: Gabriel Marchese/Arquivo)

O valor arrecado apenas no mês de maio de 2021 com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em Mato Grosso do Sul foi 48% superior ao mesmo mês de 2020, chegando a marca de R$ 1 bilhão conforme dados apresentados por estudo do Sindifiscal (Sindicato dos Fiscais Tributários) do Estado.

A pesquisa foi feita dentro do projeto Observatório Econômico e conta com números interessantes, divididos e comparados mês a mês. Em maio do ano passado, o arrecadação aferida pelo Sindifiscal ficou na casa dos R$ 721 milhões.

Já no mês de abril, a diferença entre o valor de 2021 em comparação ao de 2020 foi 37% superior, contra 10% no mesmo período em março, 16% em fevereiro e 17% em janeiro. Se avaliado o índice real - ou seja, considerando inflação - a variação dos respectivos meses foi de 41%, 31%, 6%, 11% e 12%.

"Se a saúde financeira do estado é boa, com a arrecadação em dia, isso significa que o governo continuará com recursos para investir na manutenção dos serviços públicos", explica o presidente do Sindifiscal, Francisco Carlos de Assis.

Ele ainda completa que os dados, que são estratégicos nas avaliações, garantem bons serviços públicos para os colaboradores da iniciativa privada, o que dá a segurança para que essas empresas tenham segurança em também fazer investimentos.

Detalhado - O incremento do ICMS em Mato Grosso do Sul se deve, principalmente, ao aumento de arrecadação no setor de petróleo-combustível-lubrificantes. A elevação real aferida em maio foi de 48% e a nominal de 54%.

Já o ICMS primário, relativo às atividades rurais do Estado, teve aumento nominal de 27%, enquanto o secundário, que é referente à produção industrial, o aumento nominal chegou na casa dos 94%. O aumento no setor terciário (comércio e serviços) foi de 53%.

Nos siga no Google Notícias