ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Expedição Rally da Safra avalia lavouras de milho na região sul de MS

Depois de passar por Campo Grande, técnicos chegaram hoje a Dourados e amanhã seguem para o Paraná

Helio de Freitas, de Dourados | 07/06/2017 10:46
Técnicos do Rally da Safra avaliam lavoura de milho em Dourados (Foto: Giovane Rocha)
Técnicos do Rally da Safra avaliam lavoura de milho em Dourados (Foto: Giovane Rocha)

Maior levantamento da safra de grãos feito no Brasil, a expedição 2017 do Rally da Safra chegou hoje (7) a Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, para avaliar as lavouras de milho safrinha.

Vinda da Capital, onde o trabalho ocorreu ontem, a equipe 11 da expedição segue amanhã (8) para o Paraná, onde permanece até sexta.

Estimativa dos organizadores do rally divulgada em maio, antes da expedição sair a campo, apontou produção de 67 milhões de toneladas na segunda safra de milho em todo o país, aumento de 49% em relação à safra passada e 23% acima do recorde anterior, alcançado na safra 2014/15.

Além de aumento significativo da produtividade em Mato Grosso, o rally avalia que a o recorde esperado para esta safra deve ocorrer porque estados menos tradicionais, como São Paulo, também vão produzir mais neste ano.

A área plantada no país é estimada em 12 milhões de hectares, expansão de 10% sobre 2015/16. O clima também está mais favorável que no ano passado, quando houve seca nas principais regiões produtoras no período de desenvolvimento do milho.

“No Mato Grosso do Sul e Paraná as informações de campo indicam que as lavouras estão se desenvolvendo bem”, afirmou André Pessôa, coordenador geral do rally.

Segundo ele, o período de avaliação foi estendido até junho em Mato Grosso do Sul e Paraná em razão do alongamento do ciclo da soja observado na safra de verão, que atrasou o plantio do milho safrinha.

O Rally da Safra 2017 está percorrendo pelo menos 95 mil quilômetros com 11 equipes. Os estados visitados representam 84% da área plantada do milho segunda safra.

Nos siga no Google Notícias