ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Expogrande tem venda de peixe, mel, leite, frutas e artesanato indígena

Caroline Maldonado | 10/04/2016 17:18
Hidromel foi selecionado para exposição nas Olimpíadas Rio 2016 (Foto: Divulgação/Agraer)
Hidromel foi selecionado para exposição nas Olimpíadas Rio 2016 (Foto: Divulgação/Agraer)
Produtos estarão expostos até o fim da Expogrande (Foto: Divulgação/Agraer)
Produtos estarão expostos até o fim da Expogrande (Foto: Divulgação/Agraer)

Até o dia 17 de abril, a 78ª edição da Expogrande terá 60% da área de exposição ocupada por produtos da agricultura familiar. É possível comprar leite, peixe, mel, frutas e artesanato indígena; além de conferir, antecipadamente, alguns itens que foram selecionados em concurso para participar das Olimpíadas do Rio 2016.

Licores de frutas típicas do cerrado, geleias de pimenta, banana chips, doce de leite e pamonha também estão expostos. Do povo Terena, tem-se o artesanato de fibra de madeira e dos Kadiwéu, a cerâmica com grafismo tradicional. Todos os produtos estão no parque de Exposições Laucídio Coelho, na Vila Carvalho.

Entre os que vão ser expostos nas Olimpíadas 2016, está o hidromel. A bebida de receita milenar deu origem ao termo lua de mel. “Surgiu da fermentação do mel, uma bebida mais antiga que o vinho e a cerveja. Os registros indicam que na Grécia e Roma Antiga era costume oferecer a bebida aos recém-casados para que tivessem filhos varões. De onde surgiu a expressão lua de mel”, explicou a produtora da iguaria, Fátima Ramos.

O espaço da agricultura familiar é organizado pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para aproximar produtor e consumidor.

“Nosso objetivo é justamente esse levar para o público urbano o que se passa na zona rural. Queremos essa aproximação entre as duas classes para que ambos tenham a consciência da sua importância para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Aqui é também uma possibilidade de desmistificar a distância entre poder público e sociedade civil. São vários órgãos e profissionais dispostos a conversar com os visitantes”, garantiu o diretor da Agraer, Enelvo Felini.

A Expogrande tem ainda estandes da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS, Sectei (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária) e Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias