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Economia

Exportação de milho cai 62,8% e celulose lidera vendas para o exterior

Lidiane Kober | 19/03/2014 17:36
Consumo interno do milho aumentou e exportações caíram 62,86% (Foto: Divulgação)
Consumo interno do milho aumentou e exportações caíram 62,86% (Foto: Divulgação)

Em meio à tendência de retração nas exportações de Mato Grosso do Sul, o milho foi um dos produtos que mais apresentou queda nas vendas para o exterior, com redução de 62,86%. Por outro lado, a celulose “roubou” o lugar da soja e assumiu a liderança no quesito exportação, com geração de US$ 165,5 milhões em 2014 contra US$ 125,7 milhões em 2013, um crescimento de 31,52%.

“O aumento do consumo interno dos produtos acabados que utilizam está matéria-prima (milho) é um dos fatores que resultaram no recuo das vendas externas, pois não podemos esquecer que grande parte da nossa produção é direcionada ao mercado brasileiro”, analisou o consultor em comércio exterior, Aldo Barrigosse.

Em fevereiro de 2014, a venda de milho para o exterior atingiu a marca de US$ 49,3 milhões contra US$ 132,7 milhões, em 2013. Além do grão, ajudou a retrair em 8,11% as exportações sul-mato-grossenses, nos dois primeiros meses do ano, a queda nas vendas de outros açucares de cana, com retração de 17,81%. Foram gerados US$ 66,2 milhões no mês passado contra US$ 80,5 milhões, no mesmo período do ano anterior.

Por outro lado, as vendas de carne bovina congelada aumentaram 22,55%, com arrecadação de US$ 97,1 milhões frente aos US$ 79,2 milhões, em 2013. Outro destaque positivo foi a soja triturada, que acumulou vendas externas de US$ 60,3 milhões em 2014 contra U$S 53,3 milhões no ano passado, uma elevação de 12,88 % no período.

Mercado - O grande comprador do Estado é a China, que sozinha pagou 21,74% dos US$ 619,8 milhões comercializados com 106 países neste bimestre. Os dois principais produtos adquiridos pelo país foram a celulose e a soja.

A Rússia é a segunda no ranking, com participação de 9,86%, depois vem a Holanda (8,97%), seguida pela Itália (8,69%) e por Hong Kong (5,40%). A Rússia adquiriu basicamente produtos do complexo carne: 95% bovina e 5% de frango. Já a Holanda tem como seu principal produto a celulose com participação de 47%.

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