ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Fábrica da Petrobras em Três Lagoas completa dois anos parada

Alberto Dias | 11/12/2016 10:42
As obras começaram em fevereiro de 2013 e movimentaram a economia de Três Lagoas. (Foto: arquivo)
As obras começaram em fevereiro de 2013 e movimentaram a economia de Três Lagoas. (Foto: arquivo)

O que era para ser a maior fábrica de fertilizantes do Brasil, é hoje uma grande obra parada e aparentemente sem destino. Com cerca de 80% concluída e R$ 3 bilhões investidos pela Petrobras, a UFN-III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) completa dois anos sem avanços. Os mais de cinco mil trabalhadores que movimentaram a economia de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, estão reduzidos a uma pequena equipe de manutenção.

Para completar o cenário pouco otimista, a Petrobras decidiu, em seu Plano Estratégico, focar apenas no setor de petróleo, e deixar aos poucos as atividades relacionadas a gás natural e fertilizantes. Conforme nota divulgada em outubro, o objetivo é vender ativos até 2018, porém, a companhia não detalha quais empreendimentos entrarão no pacote. Tudo isso em busca de “recuperar a solidez financeira” e reduzir sua dívida que ultrapassa R$ 300 milhões.

A inauguração, prevista para setembro de 2014, ficou para trás, sem remarcações. Em 10 de dezembro daquele mesmo ano, a Petrobras rescindiu contrato com o Consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia e a Sinopec Petroleum, alegando descumprimento de cláusulas. Até então, a obra iniciada em fevereiro de 2013 foi marcada por protestos de funcionários que alegavam o não pagamento de salários.

Em julho deste ano, o governador Reinado Azambuja (PSDB) reuniu-se com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para cobrar providências. Na ocasião, a estatal garantiu que concluiria a obra - promessa feita em outras reuniões ao longo dos últimos dois anos. Houve ainda a especulação sobre parceiros chineses e até bolivianos para concluir a obra, o que também não ocorreu. Sem a fábrica concluída, o Brasil continua importado parte do fertilizante consumido no país.

Nos siga no Google Notícias