ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Falta de informação faz com que contribuintes deixem IR para último dia

Luciana Brazil | 30/04/2012 18:36
Contadora explica porquê muitos contribuintes deixam para ultima hora. (Foto:João Garrigó)
Contadora explica porquê muitos contribuintes deixam para ultima hora. (Foto:João Garrigó)

Foram dois meses de prazo, mas hoje, em véspera de feriado, muita gente ainda estava na correria para prestar contas ao Leão.

A falta de informação ou falha na documentação são alguns dos motivos para que muitos contribuintes entreguem a declaração do IR (Imposto de Renda) na última hora, segundo a contadora Consuelo Belline. De acordo com ela, os clientes do escritório são orientados a entregar a documentação antecipadamente, porém, muitos procuram o local na última hora. “A mídia divulga bem, mas a maioria dos contribuintes só faz quando o prazo está acabando”, explicou.

A multa de R$165,74 aplicada para os que não apresentam o IR no prazo, leva os contribuintes a agilizarem a declaração, mesmo que seja no último dia. “Quando se fala em multa, as pessoas pensam melhor. A multa é a palavra-chave”, brinca.

Muitos procuram os escritórios de contabilidade para saberem se precisam ou não declarar o imposto. “Tem gente que procura o contador porque não sabe se precisa declarar. Isso é muito comum acontecer. E geralmente essas pessoas que não sabem se precisam, também deixam para última hora”, explicou Consuelo.

Aparecida entrega ao contador a documantação do IR. (Foto: João Garrigó)
Aparecida entrega ao contador a documantação do IR. (Foto: João Garrigó)

Faltando apenas um documento, Aparecida, que já havia entregue parte da documentação ao contador, protelou a finalização do IR e deixou para levar o documento na tarde de segunda-feira. “Ela já tinha entregado, mas como faltou um documento, ela só veio entregar hoje”, disse Consuelo.

A pensionista Maria Lúcia Fontes, 60 anos, explicou que a correria do dia a dia acaba dificultando a declaração antecipada. “É impressionante, mas o meu imposto, na maioria das vezes, é feito na última hora. Meu filho faz para mim porque eu não sei fazer”. Maria Lúcia só entregou os documentos ao filho, na noite de domingo (29). “Ele começou a fazer na manhã de hoje (segunda-feira) e ele sempre consegue. Fico com pena dele porque ele precisa correr para dar tudo certo, mas a culpa é minha”, lamenta sorrindo.

Com a declaração simplificada, a aposentada garantiu que no próximo ano será mais organizada. “Eu prometo para mim mesma que em 2013 será diferente”.

Exemplo de bom contribuinte, o taxista Jari de Souza Sandim Júnior, afirmou que há 10 anos declara antecipadamente o IR, desde que comprou o alvará do táxi. “Nunca deixo para última hora. Eu entrego todos os documentos para a contadora que faz para mim e não me preocupo”.

Taxista dá bom exemplo e se adianta na declaração. (Foto:João Garrigó)
Taxista dá bom exemplo e se adianta na declaração. (Foto:João Garrigó)

Segundo a contadora, desde o ano passado o número de contribuintes que procuravam escritórios de contabilidades diminuiu, já que algumas mudanças foram feitas pela Receita. “Depois que a Receita aumentou o teto para isenção a quantidade de pessoas enfraqueceu”, frisou Consuelo.

Outra situação que contribuiu para a diminuição de clientes nesses locais, foi a facilidade no sistema eletrônico do Leão. “A receita facilitou a declaração e ficou mais simples declarar”, ressaltou.

“Nos 45 minutos do segundo tempo”, como dizem os brasileiros, a vendedora autônoma, Aparecida Donizete Mendes, 48 anos, levou a documentação ao escritório de contabilidade, responsável por fazer o seu acerto de contas.

Segundo ela, o “jeitinho brasileiro” continua valendo, até mesmo para o IR. “Como uma boa brasileira, eu deixei para última hora”.

Nos siga no Google Notícias