A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

12/03/2013 09:59

Fiems estuda ação contra São Paulo para manter incentivos fiscais

Edivaldo Bitencourt

A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) estuda que medidas adotar para anular ou suspender o Decreto 58.918, editado neste ano pelo governador de São Paulo, Geraldo Alkmin (PSDB), para anular os incentivos fiscais concedidos pelo Governo sul-mato-grossense.

A Secretaria de Fazenda de São Paulo só vai aceitar a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos casos aprovados pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).
No caso de Mato Grosso do Sul, a indústria que vender o produto para São Paulo será obrigada a recolher o valor cheio do tributo. Na prática, o decreto não reconhece lei estadual sul-mato-grossense que concede o benefício fiscal para as empresas.

Segundo o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, em compensação, o crédito de ICMS referente a tais produtos poderá ser usado de forma integral.Ele explica que, com o decreto, São Paulo cria uma nova estratégia em relação à guerra fiscal.

“Isso porque há decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de que é inconstitucional criar incentivos sem a autorização do Confaz. Impedir o uso do crédito integral também seria. A medida garante o crédito integral do ICMS destacado na nota fiscal, se o recolhimento da diferença for realizado”, detalhou.

A Fiems discute com a Secretaria Estadual da Fazenda os impactos e as medidas cabíveis. Também conversa com a Adial Brasil (Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável) para alinhar uma ação.

British Airways altera sistema de embarque nas aeronaves
A companhia aérea britânica British Airways anunciou que, a partir do dia 12 de dezembro, a ordem de prioridade de embarque em suas aeronaves será al...
Procon da Capital abre campanha para orientar comércio e consumidor no Natal
O Procon (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor) de Campo Grande dá início nesta segunda-feira (18) a uma semana de orientação e atendimen...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions