ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Fracassa venda de fábrica de fertilizantes de MS a grupo russo

Petrobras alegou que estrangeiros mudaram plano de negócios, o que inviabilizou continuidade da transação

Adriel Mattos | 28/04/2022 09:04
Obras da fábrica de fertilizantes foi paralisada em 2014. (Foto: Divulgação)
Obras da fábrica de fertilizantes foi paralisada em 2014. (Foto: Divulgação)

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) que não será concluído o processo de venda da UFN-III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas - cidade da região leste de Mato Grosso do Sul a 327 km de Campo Grande -, ao grupo russo Acron.

A estatal alega, em comunicado ao mercado, que os estrangeiros substituíram o plano de negócios, “impossibilitando determinadas aprovações governamentais que eram necessárias para a continuidade da transação”.

A operação com o grupo Acron está sendo encerrada e já está sendo elaborado um novo processo de venda. A previsão é que o lançamento ocorra até o início de junho.

“A Petrobras reforça o seu compromisso com a ampla transparência de seus projetos de desinvestimento e de gestão de seu portfólio e informa que as etapas subsequentes do projeto serão divulgadas de acordo com a Sistemática de Desinvestimentos da companhia”, finaliza a nota.

Entenda - A UFN3 teve a obra paralisada em dezembro de 2014, após a Petrobras romper o contrato com o consórcio responsável pela construção da fábrica que, na época, já havia consumido mais e R$ 3 bilhões.

A estatal colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse. A empresa da Rússia manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia.

Em fevereiro deste ano, durante agenda em Três Lagoas, a então ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou a venda da fábrica. "Acabamos de receber a notícia que a Petrobras concluiu a venda da UFN3 para a Acron e já estamos avançando com o complemento dos entendimentos com o governador Reinaldo Azambuja", disse.

Por sua vez, o tucano destacou a importância do empreendimento. "É de extrema importância para o Mato Grosso do Sul, tanto para recuperação da economia do município como para a autossuficiência que a fábrica poderá trazer em fertilizantes, dado que nosso Estado é dependente altamente deste insumo", ressaltou o governador.

Retomada, a UFN3 vai contribuir para redução da importação de fertilizantes. Atualmente, em média, cerca de 85% dos fertilizantes usados no Brasil são importados. A meta do governo federal é reduzir a importação em torno de 60% do insumo.

Nos siga no Google Notícias