ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Governo atende empresas e alonga prazo de recolher ICMS

Redação | 03/12/2008 08:28

O governador, André Puccinelli (PMDB), anunciou nesta manhã três medidas que serão adotadas no pacote anti-crise em Mato Grosso do Sul. Uma delas atende, parcialmente, reivindicação do setor empresarial e alonga em 10 dias o prazo para as empresas de todos os setores da economia recolherem o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Os empresários haviam pedido 15 dias a mais.

A intenção é com esta medida aumentar o fluxo de caixa das empresas. Puccinelli disse que 99% dos contribuintes serão atingidos, citando os grandes como a Petrobrás, as empresas de telecomunicações e o setor energético.

A antecipação do 13º salário dos 60 mil servidores estaduais para o dia 12 de dezembro, em vez de 20, foi outro pedido atendido. Puccinelli também assumiu o compromisso de priorizar o pagamento dos salários no próximo ano, garantindo que "guarda" em caixa recursos referentes a duas folhas de pagamento, como fundo de segurança.

O presidente da Fiems e do Comitê contra a Crise, Sérgio Longen, que estava na reunião onde foram feitos os anúncios, disse que as medidas devem ajudar o setor empresarial.

Segundo Puccinelli, a arrecadação caiu de outubro para novembro, após atingir recorde. O governador disse que a arrecadação referente a outubro somou R$ 406 milhões e caiu a R$ 371 milhões no mês passado. Ele atribui a queda à crise e diz que na série histórica dos últimos 10 anos não havia acontecido de a arrecadação de novembro ser inferior à de outubro.

Nos siga no Google Notícias