ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Governo desiste de processo de privatizão da MSGás

Novo modelo de concessão está sendo elaborado em parceria com o BNDES

Anahi Zurutuza | 29/04/2021 09:20
Imagem aérea da sede da MSGás em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. (Foto: MSGás/Divulgação)
Imagem aérea da sede da MSGás em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. (Foto: MSGás/Divulgação)

O Governo de Mato Grosso do Sul decidiu suspender processo de privatização de 51% da MSGás, companhia responsável pela distribuição do gás natural em Mato Grosso do Sul.

“Essa decisão, de não vender a MSGÁS,  tomada após a realização de estudo de viabilidade, será fundamental para garantir incentivos que resultem em qualidade e produtividade nesse momento", explicou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ao fazer o anúncio da desistência da venda.

A administração estadual vai manter, contudo, projeto para construir novo modelo de concessão, que está sendo elaborado em parceira com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Segundo o Executivo, a reformulação é necessária para atender os critérios do novo Marco Regulatório do Gás Natural, sancionado neste mês pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Para a secretária especial de Parcerias Estratégicas do Estado, Eliane Detoni, “não é o momento mais oportuno para a venda de parte da companhia”, uma vez que uma série de incertezas surgiram no mercado com a saída da Petrobras da área de transporte e distribuição do gás, além da substituição da atual legislação que regulamenta a repartição do produto no País.

Dentre as mudanças previstas na revisão do contrato de concessão, estão a aplicação de novo plano de investimentos e alterações nas regras tarifárias. “Com base nos estudos do BNDES vamos definir o modelo de contrato a ser seguido. Esse modelo estará alinhado às diretrizes da nova lei do gás e garantirá as boas práticas regulatórias. Depois de estudos de qualidade entendemos que era preciso um ambiente de maior estabilidade no mercado de gás para que a venda acontecesse", completou a secretária especial.

Na semana passada, funcionários foram informados da desistência do governo de vender sua parte na companhia. "Entendemos que a MSGás é uma empresa sólida, com um trabalho primoroso de sua equipe. O empenho da comissão dos funcionários da MSGás para mim foi um dos pontos altos nessa decisão. É gratificante perceber que, mais do que defender os interesses da companhia, eles demonstraram a posição do cidadão sul-mato-grossense sobre o assunto. Esse é o tipo de gestão participativa que faz toda a diferença", afirmou o governador na ocasião.

A MSGÁS é uma sociedade mista. O Estado detém 51% das ações, enquanto a Petrobras Gaspetro é dona dos outros 49%. A empresa foi criada em 1998.

Nos siga no Google Notícias