ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Governo distribui sementes de milho para fomentar agricultura familiar

Priscilla Peres | 28/01/2017 11:55

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) entregou grãos de milho para assentados do Estado plantarem, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), na modalidade sementes.

O produto foi adquirido da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Centro Paulista, situada no município de Motuca, em São Paulo, por meio de chamada pública do PAA. O objetivo é dar suporte às famílias agrícolas interessadas em ter boa produtividade.

O trabalho de distribuição das sacas foi conduzido pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em parceria com o Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. O repasse dos grãos foi feito aos agricultores familiares que não são associados e que não tem pendência junto ao Incra, ou seja, que estão com a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa e sem restrição junto ao TCU (Tribunal de Contas da União).

“As sementes vão trazer benefícios para os mais de 100 associados da Cooperai. Os produtores terão os grãos e até o milho verde para vender nas feiras. Uma cooperativa vende para o Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar] e PAA e que vende mais de R$ 600 mil por ano para os programas governamentais e atende também a prefeitura”, afirmou o agricultor e presidente da Cooperai, Luiz Antônio Monteiro.

PAA Sementes – O Programa Nacional de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar foi lançado, em 2015, para ampliar o acesso dos agricultores familiares a sementes e mudas de qualidade, adaptadas para cada região.

Com maior uso de sementes nativas, o objetivo é fortalecer a produtividade dos agricultores familiares. As ações focam no apoio à produção, melhoramento, resgate, conservação, multiplicação e distribuição de grãos e mudas. São beneficiados agricultores familiares que têm DAP e que atendam aos requisitos estabelecidos para a aquisição de sementes do PAA.

Nos siga no Google Notícias