ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Para combater a dengue, hotel investe na distribuição de sementes de planta

Priscilla Peres | 10/02/2016 10:50
Clientes e população em geral podem pegar um pacotinho de sementes no hotel. (Foto: Willian Yudi)
Clientes e população em geral podem pegar um pacotinho de sementes no hotel. (Foto: Willian Yudi)

Em época de proliferação de doenças como dengue e zika, toda ação é valida quando se trata de combater o mosquito Aedes Aegypti. Além de limpar os quintais e não deixar água parada, surgem aliados ao combate, como a planta Crotalária. Ela é capaz de atrair predadores do mosquito.

Pensando na saúde e bem estar dos funcionários, clientes e amigos, o Hotel Pousada Águas de Bonito comprou sementes da planta Crotalária e criou a campanha "Plante uma flor, colha saúde". Pacotes com as sementes e mudas da planta estão sendo distribuídas em Bonito - distante 257 km de Campo Grande.

O gerente de marketing do hotel, Willian Yudi, explica que a campanha começou na semana passada, mas a notícia já se espalhou pela cidade. "Muitas pessoas estão vindo aqui no hotel pegar um pacotinho de semente", diz. A ação é gratuita e uma forma de tentar minimizar a proliferação do mosquito no município.

O hotel dividiu as sementes em pacotes com instruções sobre como plantar e cuidar da planta. Além disso, fez mudas que ainda estão em fase de desenvolvimento. A Crotalária demora entre 70 e 90 dias para florescer e gosta de bastante sol, mas ela não substitui os cuidados diários com a água parada.

"Aqui no hotel vários funcionários pegaram dengue, então o proprietário comprou a semente e decidiu distribuir. O objetivo é diminuir a infestação e evitar que mais pessoas fiquem doentes", explica Willian. A intenção é expandir a campanha nest mês, para que mais pessoas da população tenham acesso a alternativa.

Planta com 9 dias e em fase de crescimento. (Foto: Willian Yudi)
Planta com 9 dias e em fase de crescimento. (Foto: Willian Yudi)

Semente - Poucos lugares em Campo Grande vendem a semente da Crotalária. Na Sementes Garcia, o produto está em falta devido a procura muito grande. Por lá, o quilo da semente é vendido por R$ 30 e de acordo com os funcionários, chegam a ser vendidos 15 quilos por dia.

A semente não é brasileira e vem para o Estado trazida de São Paulo. Apesar de comum entre a população, não há comprovamento científico de que o uso da Crotalária seja eficaz no combate ao mosquito.

O biólogo e Mestre em Ecologia e Conservação, Erison Carlos dos Santos Monteiro, explica que o que existem são relatos de que a semente funciona no combate ao mosquito transmissor da dengue. "Não tem comprovação cientifica e nem estudo que provem que realmente é eficaz".

Mas, ele afirma que há relatos que a planta é realmente capaz de atrair a libélula predadora do mosquito. "É importante ressaltar que independente da planta funcionar ou não, as pessoas não podem esquecer de tomar os cuidados em casa diariamente", ressalta o biólogo.

Ele ainda chama a atenção para o fato de que não existe grande quantidade do mosquito Aedes Aegypti na área rural, isso por que nessas regiões, existem os predadores naturais do inseto. "A proliferação acontece em lugares alterados pelo homem, ou seja, nas cidades. Onde não existem mais animais que controlam a cadeia alimentar".

Serviço - Quem se interessou pela ação do Hotel Pousada Águas de Bonito, pode obter mais informações pelo telefone (67) 3255-2330 ou pela fan page no Facebook aqui .

Sementes são distribuídas pelo hotel em pacotinhos com informações sobre o plantio. (Foto: Willian Yudi)
Sementes são distribuídas pelo hotel em pacotinhos com informações sobre o plantio. (Foto: Willian Yudi)
Nos siga no Google Notícias